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segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

TEATRO INFANTIL

 


     É um tanto difícil elaborar textos infantis para teatro, principalmente quando os autores não estão a par de todo o processo que envolve a elaboração de um texto, e ainda mais quando é o texto dramatúrgico, visto que deverá ser escrito em primeira pessoa. E isso se torna mais grave ainda, quando não possuem a menor ideia do que seja um texto teatral, além de desconhecer a essência de um espetáculo teatral. Torna-se mais difícil ainda, quando confundem teatro escolar com teatro infantil, aula com espetáculo, e percebem o teatro infantil como um espetáculo inferior ao teatro para adultos. E pecam quando transportam rubricas de TV para o palco do teatro.

     Muitos textos escritos para teatro infantil mostram diversas vezes, um grande excesso de verborragia e apresentam pouca ação, sendo esta última, primordial num espetáculo infantil. Geralmente, os autores finalizam os textos abruptamente, como por exemplo: ao mostrar uma situação difícil que se passa na terra, e sem conseguir resolvê-la a contento, apela para o desconhecido, ou seja, para o super herói ou o extraterreste. Esta forma de resolução do final do enredo já era utilizada na antiga tragédia grega, denominado de deus ex-machina, principalmente nas tragédias de Eurípedes.

     Os textos, e em consequência a montagem em si, apresentam-se com certa previsibilidade, sem nenhuma surpresa ou ações inesperadas. Em sua maioria, os textos infantis revelam toda espécie de preconceitos que são expressos pelos adultos. Páginas inteiras onde não acontece nada, deixando de lado a agilidade no diálogo, que é de fundamental importância para este tipo de teatro. Os textos infantis para teatro, às vezes mostram uma variedade imensa de animais que não estão no ambiente social em que se encontra a criança.

     No caso da região amazônica, toda a fauna deverá ser valorizada em textos levados ao palco, e se isto não for o caso, cabe ao encenador resolver esta questão, a partir da encenação e montagem do espetáculo. Não podemos fugir da realidade climática e ambiental que nos envolve. Precisamos valorizar nossa fauna e nossa flora, os rios e tudo o que envolve nosso meio ambiente.

     Geralmente, em textos infantis para teatro, fala-se de um mundo que não mais existe, e há uma recusa obstinada em se colocar em cena problemas com os quais a criança se depara e convive, e ou aqueles de significados profundos, cujo conteúdo sempre foi importante para o ser humano, como por exemplo; a preservação do meio ambiente. Realmente, é muito difícil escrever textos dramatúrgicos para criança. É preciso muita maturidade. Eu particularmente já tive essa dificuldade, quando fazia teatro na década de 1980. Naquela época, nosso grupo de teatro resolveu desenvolver um texto, que seria adaptado da obra infantil, “Marcelo, Marmelo, Martelo”, de Ruth Rocha. Fizemos várias leituras, mas, infelizmente, em função da dificuldade dramatúrgica, o grupo não conseguiu fazer esta adaptação.

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