Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

AS EXPRESSÕES

 


     Inicialmente gostaria de começar este debate, refletindo sobre as expressões humanas. Sabemos que todo ser humano possui capacidade de se expressar. Todos possuem e fazem uso, da expressão gestual, verbal, visual, musical e escrita. No entanto, como se deu esse processo? Quais dessas expressões surgiram em primeiro lugar? Ou será que todas apareceram paralelamente? Charles Darwin, disse que a música era anterior à fala. Herbert Spencer, contemporâneo de Charles Darwin, afirmava que não; dizia que a fala havia surgido primeiro. Jean Jacques Rousseau, (filósofo Suíço) afirmava que tanto a fala quanto a música surgiram concomitantemente.

     Apesar do que se pensa em relação a este assunto, é certo que na atualidade, ao observarmos o desenvolvimento de uma criança, percebe-se claramente que a criança recém-nascida utiliza principalmente os gestos e o som, relacionado ao choro. Possivelmente, o homem histórico também tenha passado por esse mesmo processo. Entretanto, eu diria que esse processo deve ter acontecido da seguinte forma: em primeiro lugar os gestos, tendo em vista que isso fica claro ao observarmos a atitude de um bebê; em segundo lugar, a emissão de sons onomatopaicos; em terceiro lugar vem a fala e depois, a escrita propriamente dita.

     A expressão gestual e corporal, ligados à gesticulação foi a primeira forma de expressão. É a primeira relação que a criança tem com sua mãe e com o espaço que a rodeia. Ela passa a responder com gestos, mãos e pés, como também a partir dos sons, com o choro. relacionada à comunicação através do corpo; gestos, dança – e da representação cênica – pantomima, mímica (Artes Cênicas). Acredita-se que a gesticulação foi a primeira forma de expressão e comunicação. Ao que tudo indica, a linguagem dos sinais surgiu antes da linguagem dos sons. Neste caso, o gesto pode ter sido o primeiro elemento da troca de ideias e de compreensão entre dois seres humanos. Essa é conhecida como a fase dos símbolos e sinais.

     Com seu desenvolvimento, essa fase, será sucedida pela Idade da Fala e da Linguagem. Com o aparecimento da forma falada, os gestos foram ficando em segundo plano. A criança passa a se relacionar com sua própria mãe a partir dos sons. Geralmente, quando ela emite o choro, é porque claramente está querendo dizer algo, ou solicitar algo. Portanto, quando quer alguma coisa começa a chorar, fator relacionado à comunicação a partir de ruídos, onomatopeias, e depois a fala propriamente dita.

     Então, desde novinha a criança segue utilizando-se paralelamente, dos gestos e sons, para poder se comunicar com sua mãe. Em seu livro, História Geral do Teatro, Bandeira Duarte afirma que: “O sânscrito conservou, através dos tempos, uma harmonia de sons, uma variedade de articulações, uma riqueza eufônica, que atendem, melhor do que qualquer outra língua, ao movimento natural dos órgãos da voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário