Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

BRIOSA GUARDA TERRITORIAL

 


          No último dia 21 de setembro do ano em curso, participei como contemplador do lançamento da obra intitulada “Memória da Briosa Guarda Territorial do Amapá”, notável e importante livro assinado pelos seguintes autores: Profa. Dra. Verônica Xavier Luna; Profa. Dra. Elke Daniela Rocha Nunes e discente, Bruno Markus dos Santos de Sá, que foi fruto de emenda parlamentar do Deputado Federal Camilo Capiberibe. O lançamento aconteceu com o auditório lotado de pessoas, que de uma forma ou de outra, possuíam relações com a guarda territorial. O referido evento aconteceu no Quartel da Polícia Militar do Amapá, situado na Rua Jovino Dinoá. Com a presença de várias autoridades, banda de música da Polícia Militar e populares, o evento foi muito prestigiado, principalmente por resgatar os antepassados dos órgãos de segurança do nosso Estado. Além de fazer um resgate histórico, a obra traz memórias biográficas de 86 guardas que pertenciam àquela corporação. Vale ressaltar que, fazendo parte dessa programação, já no dia 20, houve exposição de grande parte de materiais e bens pertencentes à Guarda Territorial, que aconteceu no Centro de Arqueologia da UNIFAP, o qual, teve grande receptividade do público presente.

     A referida publicação foi prefaciada pelo ilustre Prof. Dr. Marcelino da Costa Alves Junior, que está literalmente ligado ao tema, visto que seu saudoso pai, Marcelino da Costa Alves, mais conhecido como Inspetor Marcelino, também fazia parte da Briosa Guarda Territorial. Sobre o mérito da documentação e resgate da Guarda Territorial, em seu prefácio, Prof. Dr. Marcelino nos esclarece que: “Reverenciar a Guarda Territorial do Amapá implica necessariamente revisitar o contexto histórico de sua criação e permanência até a década de 70 do passado século. Suas atividades pioneiras remontam aos trabalhos de limpeza e restauração da velha e abandonada Fortaleza de São José de Macapá nos tempos de Janary Gentil Nunes, na década de 40 do século anterior. Suscitar a importância da Guarda Territorial para a história do Amapá significa também alçar uma gama patrimonial de cunho oficial e popular. O mais importante deles é a “tombada” Fortaleza de São José de Macapá, que por algum tempo, serviu de abrigo à Guarda Territorial no contexto da criação do Território Federal do Amapá.”

     Este resgate histórico da Guarda Territorial do Amapá, é resultado de uma profunda pesquisa realizada, que tem à frente a Professora Doutora Verônica Xavier Luna, que também é diretora do Centro de Memória, Documentação Histórica e Arquivo – CEMEDHARQ. Este Centro de Memória tem origem nas atividades de um grupo de pesquisa em memória e arquivo, do curso de História da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Segundo sua idealizadora e Coordenadora, Prof. Dra. Verônica Luna, “após uma série de articulações e conversas, em 2017, o Centro surge vinculado à Reitoria da UNIFAP”. Portanto, o CEMEDHARQ possui organização autônoma e orçamento próprio, mas, depende de financiamento externo para subsidiar suas pesquisas. Notadamente, revela-se num Centro de Pesquisa que tem como finalidade a gestão, a guarda e a conservação de documentação física (escrita), oral (memórias) e acervos pessoais, entre outros tipos de registros, de acordo com a necessidade de cada pesquisa que venha a ser realizada. 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário