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segunda-feira, 25 de setembro de 2023

ESPAÇO CÊNICO

 


     Desde o espaço cênico esférico primitivamente criado pelos gregos para realizarem seus jogos dramáticos e teatrais, em homenagem ao deus Dioniso, ocasião em que não havia nem palco nem plateia, em sua evolução histórica e cenográfica, o teatro passou por diversas transformações. Tanto no âmbito da estrutura do espetáculo como também no que diz respeito à estrutura do edifício teatral. Essas mudanças foram constantes e dialeticamente significativas, tendo em vista as necessidades políticas de cada sociedade em seu período histórico.

     Uma dessas primeiras mudanças, aconteceu ainda na Grécia Clássica, paralelamente à trajetória da própria estrutura cênica. Nesse período primitivo, o teatro grego passou a ser construído entre montanhas, com capacidade para aproximadamente entre cinco e quatorze mil pessoas. Nesse ínterim, o espaço cênico passou de circular para semicircular, cujo cenário era fixo. Fato é que o homem não havia ainda conquistado o domínio do arco, o que vem acontecer já no império romano, proporcionando revolução na arquitetura, sendo um dos maiores exemplos desse período, o Coliseu de Roma, que é símbolo da cultura pagã. Com a ascensão do cristianismo, esse templo passou a ser esquecido.

     Certamente, o teatro romano apresentava uma estrutura semelhante ao da Grécia, mas passou a ser construído sem a necessidade de utilizar montanhas como apoio, porquê? A primeira questão é que a maioria dos teatros foi construída um tanto quanto afastado das cidades, outra questão é que o teatro que se fazia na Grécia Antiga, exigia que os atores ficassem de frente para o público, em função disso, construiu-se um espaço cênico semicircular com os locais de entrada e saída dos personagens.

     Já o modelo de teatro que se fazia na Roma Antiga, não exigia diretamente essa frontalidade com o público, sendo que lá, a arquitetura teatral passou a ser construída em forma circular de onde possibilitava que o público pudesse assistir ao espetáculo de qualquer lugar da arena, e em função disso, surge o anfiteatro, que significa dois lados (ver dos dois lados).  Esse fenômeno se deu em função da nova concepção do espetáculo romano que se resumia em lutas de gladiadores, lutas de homens contra animais, e que não havia a necessidade desses performers estarem totalmente de frente para o público, neste caso, o cenário também era fixo. Este fato acontece atualmente nos estádios de futebol, cujos jogadores, não precisam estarem totalmente de frente para as torcidas. 

     Salienta-se que foi em Roma que ocorreu a primeira possibilidade de se cobrir esse espaço com uma imensa lona. É a partir daí que surge o circo romano. Podemos considerar os jogadores de futebol da atualidade, como verdadeiros gladiadores contemporâneos, cujo coliseu é representado pelo campo de futebol, e o público são as torcidas organizadas. Como os gladiadores antigos, também são vendidos, de possuírem um cotidiano regrado, com exercícios diários, alimentação orientada por profissionais da área, além de precisarem lutar com a bola em campo para ganhar o jogo, sem contar que, quando, vez por outra, a rivalidade é tão grande que jogares de dois times entram em luta corporal, como verdadeiros gladiadores.

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