Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

terça-feira, 5 de setembro de 2023

CAUSA E EFEITO

 


     A Universidade Federal do Amapá é uma das mais novas instituições de ensino superior do país, com apenas 33 anos de fundação. Em relação às demais, realmente é uma instituição muito jovem. Ela só existe por conta do maior conflito armado, que se conhece, que foi a Segunda Guerra mundial.

Mas, qual sua principal origem?

     Desde a década de 1940, a reivindicação de estudantes secundaristas do Amapá, que se refletiu por várias décadas, que, para conquistarem um curso superior, tinham que se deslocar para a cidade de Belém do Pará, e isso gerava grande transtorno tanto para suas famílias quanto para eles próprios.

Sim, mas por que ela tem apenas 33 anos?

     Porque em função desses fatos, e diante deste caso, políticos do Estado do Amapá, em paralelo à luta dos estudantes do lugar, se reuniram e reivindicaram junto ao governo brasileiro, a imediata fundação de uma universidade para o Amapá. Sendo que sua instalação aconteceu no ano de 1990.

Certo, mas isso aconteceu porquê?

     Porque antes da fundação da UNIFAP, no lugar geográfico onde ela funciona nos dias de hoje, já havia o Núcleo de Educação de Macapá, conhecido como antigo NEM, que fazia parte do projeto de extensão e expansão da Universidade Federal do Pará.

Tudo bem, até agora entendi, mas como eles conseguiram tal conquista?

     Principalmente, em função da aprovação da Constituição de 1988, que transformou essas terras, em novo Estado da Federação.

Mas, por que essas terras se transformaram num Estado da Federação?

     Exatamente porque antes de ser um Estado do país, essas terras pertenciam ao Território Federal do Amapá.

Ainda outra pergunta: por que essas terras que pertencem hoje ao Estado do Amapá, antes, faziam parte do Território Federal do Amapá.

     Porque, em função da Segunda Guerra Mundial, para se precaver de invasões estrangeiras, o governo brasileiro determinou que essa faixa de terra seria área de defesa nacional, transformando-a em território federal.

Qual a conclusão disso tudo?

     Por dezenas de anos, essas terras do Amapá faziam parte do Estado do Pará, que por sua vez, sempre as tinha como terras irresolutas, rechaçadas e abandonadas. No auge da Segunda Guerra Mundial, e por força superior do Governo Federal, em 13 de setembro de 1943, foram transformadas em Território Federal. Por outro lado, desde a década de 1940 que estudantes secundaristas amapaenses já lutavam por uma universidade. Contudo, por força da aprovação da Constituição de 1988, essas terras tucujus, passaram a ser um Estado da Nação, período em que já havia o antigo NEM. Todavia, em função da luta de vários políticos do Amapá, no ano de 1990 a UNIFAP foi implantada de fato e de direito.

     Aqui encerro este debate, observando que, de acordo com o parágrafo inicial: conclui-se que a Universidade Federal do Amapá só existe por conta desse grande conflito do século XX, que foi a Segunda Guerra Mundial. Segue meu recado final: esteja sempre atento e não esqueça de perguntar o porquê dos fatos, tudo é causa e efeito.

 

Prof. Dr. Romualdo R. PALHANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário