Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 10 de julho de 2023

CÉU E LUA

 


     No último dia 30 de junho, foi inaugurada a casa do estudante da UNIFAP, denominada de “Casa do Estudante Lua Carolina Costa de Oliveira”, em homenagem à aluna que, em vida, era ativista política no Diretório Central dos Estudantes – DCE. Uma merecida homenagem, tendo em vista sua luta em prol da construção de uma casa de estudante para atender vários discentes sem moradia fixa em Macapá. Ela empenhava-se completamente, de corpo e alma, com o intuito de colocar em prática, políticas públicas para que a referida casa se tornasse realidade.

     Esta peleja, que também era um sonho da Lua Carolina, com muita dificuldade, se tornou realidade, enfim...! no último dia da semana, sexta-feira...! e no último dia, 30, do mês de junho de 2023. Por consequência, Lua, seu empenho e diligência, seu objetivo e seu desejo, foram alcançados. Tenha certeza que hoje a Casa do Estudante da UNIFAP, que tanto você galgava, se tornou realidade. Claro! que eu sei que você sabia que, um espaço para abrigar estudantes, como este, é algo imprescindível para proporcionar uma perspectiva de vida melhor, àqueles jovens que estão iniciando e tentando projetar um futuro profícuo.  

     Lua...! de onde você estiver, acredito que tenha vivenciado e visto o semblante de alegria e felicidade, refletidos nos cálidos rostos daqueles esperançosos estudantes, que, em meio ao cerimonial de inauguração, já chegavam ávidos de sonho, com seus únicos pertences e bens materiais; por um lado, sacolas, malas cheias de roupas, sacos, caixas com livros entre vários apetrechos, e por outro, a vontade de crescer, de ser gente, de estudar, conhecer, saber; determinados a se doarem plenamente aos estudos, para delinearem seu próprio futuro. Todos frenéticos, à espera do momento de receberem as chaves de seus ninhos/aposentos. E você, Lua...! é a principal protagonista, o principal argumento, deste enigmático enredo...! desta sigilosa trama...!

     Te confesso Lua, que eu, no meu caminhar, entendo que já me encontro no meu futuro, embora outros futuros estarão por vir. Entretanto, fazendo uma retrospectiva da minha vida acadêmica, também sou fruto dessas tais políticas públicas que tanto você intercedeu em favorecimento de seus semelhantes. Digo isto, porque fui estudante de graduação e só consegui concluir meu curso, em função desses programas públicos voltados para a manutenção do restaurante universitário, do crédito educativo e da casa do estudante. E infelizmente, o estudante menos favorecido, sem a prática efetiva dessas contribuições, será determinantemente forçado a abandonar seus estudos e retornar para o mercado de trabalho sem formação adequada.

    Aqui, também faço jus ao coadjuvante Joaquim dos Santos Filho, in memoriam, servidor público de tamanha importância no desenvolvimento desse processo de construção, preparação, montagem, organização mobiliária, preservação e funcionamento da casa do estudante da UNIFAP. Por seu lado, tudo ele implementou e executou para que esta casa fosse entregue definitivamente aos estudantes que nela se encontram hoje, instalados.

     Para finalizar, gostaria de dizer que, hoje, a Casa do Estudante da UNIFAP é uma realidade. Como a Casa do Estudante Universitário é geralmente conhecida como CEU, e este Céu foi em função de uma obstinada luta política, principalmente da Lua. Lá, não se encontra apenas o Céu, mas, concomitantemente, Céu e Lua. Doravante, chamarei a casa do estudante da UNIFAP de “CASA CEU E LUA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário