Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 3 de julho de 2023

PESQUISA EM TEATRO

 


     Dia 26 de junho aconteceu no auditório do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá, a defesa da Tese de Doutorado intitulada: “O Cineteatro Territorial de Macapá e a Criação de uma Política Cultural Janarista”, apresentada pelo professor Frederico de Carvalho Ferreira, ao Programa de Pós-Graduação em Artes, do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará.  Em função desse ritual acadêmico, Fred passou de dourando para professor Doutor, se tornando mais um docente Doutor do Curso de Teatro da UNIFAP. Com orientação da Profa. Dra. Bene Martins, da UFPA, participaram da banca de avaliação os seguintes arguidores: Profa. Dra. Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida (UFPA); Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano (UNIFAP); Prof. Dr. José Flávio Gonçalves da Fonseca (UNIFAP) e, Prof. Dr. Bruno Sérvulo da Silva Matos (IFAP). 

     Esta é mais uma pesquisa de doutorado que vem somar às nossas preocupações em relação ao Estado do Amapá. Refere-se à estudo realizado sobre os contextos sócio-políticos-culturais a partir da instauração do Território Federal do Amapá, com um olhar voltado para o Cineteatro Territorial, no período cronológico de 1944 a 1949. E tem como objetivo principal “evidenciar e refletir sobre a criação de uma política cultural, disseminada pelo Governador Capitão Janary Nunes e suas possíveis influências no processo de formação identitária amapaense”.

     Praticamente, há vinte e nove anos, aqui não se falava em estudos científicos sobre o teatro do Amapá, aliás, nada havia além de memórias e saudosismos sobre o passado desse tão pujante teatro. Até aquele momento, eram dados que vinham sendo repassados apenas em função da tradição oral. Quando assumi minhas atividades profissionais na UNIFAP, em janeiro de 1995, cheguei às terras tucujus com dois propósitos fundamentais: estudar o teatro do Amapá e, implantar o Curso de Licenciatura em Teatro.

     O que muito me conforta na atualidade, é saber que essa preocupação em pesquisar o nosso teatro, e que foi iniciado por mim, lá no ano de 1995, ao longo dos anos vem se solidificando, primeiro nas obras que publiquei; segundo em função da orientação de vários trabalhos de conclusão de curso sobre teatro, e em terceiro lugar, principalmente em função da implantação do Curso de Licenciatura em Teatro, e o surgimento dessa plêiade de pesquisadores, que estão emergindo com o intuito de se dedicarem também à pesquisa do teatro amapaense. 

     Além das minhas próprias pesquisas, às quais, venho dando continuidade, o primeiro passo dado foi o da professora Dra. Juliana Souto Lemos, quando em 2017, defendeu sua Dissertação de Mestrado, intitulada “A Dramaturgia Escrita por Mulheres em Macapá-AP, 1996 a 2016”, quando na ocasião, fui arguidor. No ano de 2022, ela também concluiu seu doutorado com o título: “A Batalha Entre Mouros e Cristãos da Festa de São Tiago em Mazagão Velho – AP: Uma Experiência (Etno)Dramatúrgica. Ainda em 2022, o professor Bruno Sérvulo da Silva Matos, defendeu sua tese intitulada: Cartografia do Teatro - Contexto, Políticas e Poéticas do Teatro de Grupo em Macapá. Na atualidade, este é o grupo de pesquisadores que vem se preocupando em investigar sobre o teatro que se faz no Amapá: Prof. Dr. Palhano; Profa. Dra. Juliana Lemos; Prof. Dr. Bruno Sérvulo e Prof. Dr. Fred Carvalho.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário