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domingo, 26 de fevereiro de 2023

TEATRO JESUÍTICO

 


     Para entender a história do teatro no Brasil, se faz necessário atentar para sua distinção e  compreensão de seus característicos momentos, quais sejam: Teatro Jesuítico, que se estende na colônia, desde século XVI até o século XVIII, culminando com a expulsão dos jesuítas, em 1759; o Romantismo, que tem seu início na primeira metade do século XVIII; o Realismo que tem sua origem a partir da segunda metade do século XIX; o Simbolismo, que começa nos primeiros anos do século XX; o Modernismo, que apesar da semana de arte moderna ter acontecido em 1922, só depois de 20 anos o  teatro moderno será definido com a apresentação da peça “Vestido de Noiva” de Nelson Rodrigues, em 1943.

     A Companhia de Jesus foi uma ordem criada em 1539, por Ignácio de Loyola e, foi extremamente importante no contexto da contrarreforma católica. Um dos objetivos era, por um lado, confrontar o avanço protestante, por outro, conquistar novos fiéis. Os jesuítas tinham em mente dois fins precisos: substituir uma religião por outra, e um código moral por outro. Resume-se num conjunto de peças escritas pelos membros da companhia e encenadas para e com os índios, como também nos colégios e ocasiões festivas.

     Embora os silvícolas já possuíssem suas formas de representação, características de suas culturas, como: música, dança, como também, representação dramática; o teatro no Brasil surge em paralelo ao descobrimento e, vai expandir-se, de preferência, a partir do ano de 1567, quando o padre José de Anchieta, apresenta Pregação Universal, na cidade de São Paulo de Piratininga. Seu principal objetivo era enfatizar os dogmas da igreja católica e adquirir caráter catequético. Do século XVII ao início do século XIX, o teatro é completamente colonial e fortemente influenciado pelo teatro português.

     Outro texto importante foi “O Auto da Festa de São Lourenço”, numa mistura de espanhol, português e tupi-guarani, esses textos visavam a catequese e eram encenados pelos indígenas. Essas peças escritas pelos jesuítas, enfocavam em seu enredo, o bem e o mal, confirmando os valores da virtude cristã, em função a tudo que era rechaçado sob a ótica dos jesuítas. Observa-se que o consumo exagerado do cauim, uma bebida alcoólica feita do caju e produzida pelos indígenas, era mostrado como negativo. O interessante é que até os dias atuais, por exemplo, os índios yanomamis, entre outros, ainda fazem uso dessa bebida sagrada, para sua cultura. Extraído do caju, a cajuína é uma bebida específica fabricada no Piauí, na atualidade.

     O teatro Jesuítico pode ser resumido como num conjunto de peças escritas pelos padres da companhia de jesus em todo o mundo. Os autos eram escritos exclusivamente pelos membros da referida companhia. As encenações sempre estavam relacionadas com uma festa maior, de caráter religioso. Outro objetivo era enfatizar os cânones e dogmas da igreja com perspectivas catequéticas. Em função da aplicação de sua principal metodologia de trabalho pedagógico, tendo por base a arte teatral, os jesuítas deixaram um importante legado, tanto em seus monastérios, escolas e conventos espalhados por todo o território nacional, como também, para o teatro brasileiro e geral.

 

   

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