Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

TEATRO PRÉ-CABRALINO

 


          Antes do descobrimento realizado pela façanha dos portugueses, já havia no Brasil mais de cinco milhões de silvícolas que habitavam o chamado novo continente. Com certeza, os invasores se depararam com índios com uma cultura completamente diferente dos europeus recém-chegados. Os nativos que habitavam essas novas terras, possuíam uma cultura bastante diversificada, o que se tornou uma grande surpresa para os grandes navegadores.

     Com sua rica cultura nativa, os índios possuíam manifestações em várias áreas da arte, que faziam parte de sua sociedade, como: dança, representações dramáticas, tocavam vários instrumentos, tinham seus deuses e seus cultos religiosos e ainda uma diversificada gastronomia. Tinham conhecimento específico para fabricar várias bebidas, como por exemplo, o cauim, a partir da colheita do caju. Desde a época do descobrimento, na atualidade, essa bebida ainda é fabricada em várias aldeias e principalmente pelos Yanomamis, isso há mais de quinhentos anos. Outra nuance desse licor, é a famosa cajuína, fabricada a partir do extrato do caju, no Estado do Piauí, e principalmente na capital Teresina.  

     Na época do descobrimento havia as seguintes nações indígenas: Tupi, que se espalhava pelo interior, mas, principalmente por toda costa atlântica; os Jê ou Tapuia, estes, já viviam no planalto central brasileiro; os Aruak, que habitavam a Bacia Amazônica; e os Karib, que ocupavam mais especificamente o norte da Bacia Amazônica. Em sua maioria, esses povos viviam em regime de comunidade primitiva, voltados para a produção comunitária. Moravam em ocas e dormiam em redes.

     A civilização indígena trouxe grande parcela de contribuição para o povo e a cultura brasileira, principalmente no que diz respeito à alimentação, podemos citar aqui, o cultivo da mandioca, o milho, entre outras iguarias que são importantíssimas para o povo brasileiro.  Em relação à religião, possuem o pajé, ele é o responsável pela relação entre o plano material e espiritual. Em muitos casos, são panteístas, quando acreditam que a natureza e o divino estão conectados. Panteísmo é uma ideologia filosófica que defende que Deus e o Universo são uma única coisa.

     É importantíssimo levar em consideração a contribuição indígena para nossa cultura, visto que na atualidade, são muitos os legados deixados para o Brasil contemporâneo.  Mas, é bom ressaltar que, antes do descobrimento do Brasil, por Pedro Álvares Cabral, os índios possuíam suas dramatizações. O certo é que nos dias de hoje, em várias cidades brasileiras, principalmente no período do carnaval, há blocos de índios que saem pelas ruas cantando e dançando, além de realizarem verdadeiras encenações. É a partir dessas manifestações que essa cultura ainda permanece viva entre nosso povo. Toda essa cultura, que os povos indígenas que aqui habitavam antes da chegada de Pedro Álvares Cabral e, principalmente suas manifestações dramáticas, denomina-se de Teatro Pré-Cabralino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário