Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

SANTIAGO JÚNIOR

 

 

          Reginaldo Pereira Santiago Júnior, mais conhecido nos meios teatrais como Santiago Júnior, é Arte Educador, ator e diretor teatral. Natural do Rio de Janeiro, fez teatro no Recife, onde morou por um tempo. Vem contribuindo com o teatro do Amapá, desde o ano de 2006. Em determinados momentos, se dedica do teatro na educação e outros períodos, ao teatro como produção cultural.

     Em Macapá, Santiago Júnior resolveu a estudar as lendas do Amapá. Além de ser Arte- Educador, ele identificou alguns problemas ao que diz respeito à identidade do povo amapaense, e foi com essa preocupação que ele resolveu procurar o que de melhor poderia ser montado dentro da escola, e decidiu por trabalhar as lendas do Amapá, principalmente a lenda da Bacaba.

     Mas, depois de certo período, resolve se voltar para a produção cultural e profissionalizar seu grupo de teatro, com o espetáculo “Lenda da Bacaba”, o qual, participou em 2008, do Macapá Verão. Em 2006 e 2007, e venceu dois festivais estudantis, na Feira de Intercâmbio Cultural, promovida pela SEED.  Montou ainda, os espetáculos “A Saga do Monstro Apaixonado”, e “A Cachorra Funckeira”, passando nessa fase para o texto autoral.

     Em 2007, retorna na Aldeia SESC, com o espetáculo “Halloplay”, onde faz referências ao halloween, onde se baseia inclusive no funk e hip-hop. Santiago Júnior também é um desses diretores que abre espaços para novos atores, para as pessoas que estão iniciando ou desejam iniciar seus trabalhos nas artes cênicas. Um verdadeiro trabalho de inclusão, como o caso de seu Antenor que já é um senhor, mas, obteve espaço para trabalhar com teatro sob a coordenação de Santiago Júnior.

     Em 2014, com a Companhia Viva de Teatro, onde atuou como protagonista do espetáculo “As “Máscaras de São Tiago”, ganhou o prêmio Mirian Muniz de Teatro, pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE. Nesse espetáculo, ele interpretou o mestre Elizardo. A referida peça, enfocava a história da festa, da travessia do povo pelo Atlântico, da Mazagão marroquina até Lisboa, de Lisboa a Belém e de Belém até Macapá. Ainda nesse mesmo ano, seu espetáculo “Sem Risos”, participou do Macapá Verão.

          Com o Movimento Cênico Artheatrum, Santiago monta “A Barca do Céu”, aqui, ele teve a experiência de ser ator, interpretando o Diabo, e paralelamente, dirigir o próprio espetáculo. Também atuou na peça “Uma Cruz para Jesus”, interpretando Judas e ainda um Profeta que era um homem do povo. Seus trabalhos mais significativos transcendem alguns Estados do Brasil, por exemplo, em Pernambuco coordenou o “Camarote da Acessibilidade”, trabalho relacionado a portares de necessidades especiais, quando representaram uma peça naquele camarote, dentro da programação do São João de Caruaru.

     Santiago Júnior é uma pessoa há muito tempo dedicada ao teatro aqui em Macapá. Seus espetáculos já foram apresentados no SESC/AP, no Centro Cultural Franco Amapaense, entre outros espaços teatrais. Ao longo dos anos tem incentivado muitos jovens, adultos e senhores a participarem de suas montagens. Motiva e recebe de braços abertos qualquer iniciante que deseja ter uma experiência com teatro.  

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário