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quarta-feira, 22 de setembro de 2021

CICLOVIAS

 


     Numa cidade, todos deveriam ter o direito de ir e vir. Isto nos remete principalmente à mobilidade urbana. E esse tema não quer dizer apenas os automóveis ou os ônibus urbanos, implica também em ciclovias, para bicicletas e calçadas para pedestres. No início da década de 1990 era impensável a implantação de ciclovias na cidade de Macapá. De qualquer forma, algumas ideias isoladas surgiam aqui e ali, tanto na Câmara dos Vereadores como na Assembleia Legislativa, há notícias de que algum político tentou investir nessa área, mas que, naquela época, tais empreitadas não avançaram.

     Quais grupos se deslocam dentro de uma cidade civilizada? Tem aqueles que trafegam de um lugar para outro em seu próprio automóvel, outra camada da população transita em ônibus coletivo, uma outra parte, com suas motos e motonetas; aqueles que transitam em bicicletas, e ainda aqueles que saem de um lugar para outro, a pé, os quais, conhecemos como pedestres. Claro, cada qual deveria transitar tranquilamente, em seu espaço transitável. Mas, muitas vezes, a realidade é bem diferente. É claro, que todos concordam que os automóveis sempre foram os donos das ruas e dos asfaltos, fato que, por muito tempo deixou de lado os transeuntes que circulam numa cidade, principalmente aqueles que trafegam de bicicleta e os pedestres.

     Pouco a pouco a cidade de Macapá, vem se adaptando e se adequando às novas exigências das leis de mobilidade urbana. É o que podemos observar o grande salto que foi dado na Zona Norte, mais especificamente na Avenida Tancredo Neves. Transformou-se numa grande avenida, arborizada e iluminada, com ciclovias e calçadas.  Além de passarelas para pedestres em vários pontos. Uma imensa avenida totalmente sinalizada, duplicada e que inicia no posto da polícia rodoviária federal e vem até a ponte Sérgio Arruda. É a principal porta de entrada da cidade de Macapá, principalmente de quem vem da Guiana Francesa.

     Em outro momento, por força de eleições, alguns candidatos resolveram implantar ciclovias, mas pelo que parece, sem nenhum objetivo específico, além da conquista de votos, tendo em vista que essas ciclovias e ciclofaixas foram feitas do dia pra noite. Na atualidade cito aqui a rua Leopoldo Machado que se transformou numa maravilha de avenida, com uma ciclovia que vem do seu início até a Av. Juscelino Kubistchek. Em função dessas atitudes dos nossos representantes, percebe-se que a cidade avançou e muito, ao que diz respeito à mobilidade urbana.

     Do Marco Zero tem início outra ciclovia que vai até a praia do Araxá. Hoje quem necessitar sair de bicicleta do Marco Zero até a Av. Rio Grande do Norte, no Pacoval, vai fazer esse trajeto com muita tranquilidade, em função das ciclovias já estão se conectando umas com as outras. Notadamente que hoje, ainda há a necessidade de muitas calçadas para que os pedestres também possam transitar satisfatoriamente. Ciclistas transitem nas ciclovias e ciclofaixas e evitem acidentes. E viva as ciclovias.   

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