Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

domingo, 21 de julho de 2013

CURSO DE TEATRO NO AMAPÁ - Concepções e Proposições para o Ensino Superior




     O Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano lançou a obra de sua autoria “Curso de Teatro no Amapá: Concepções e Proposições para o Ensino Superior” que enfoca sua labuta durante duas décadas na tentativa de implantação de um Curso Superior de Teatro no Estado do Amapá. Este livro complementará “Artes Cênicas no Amapá – Teoria, Textos e Palcos” que foi lançado em 2011 pelo próprio autor.
     Em “Curso de Teatro no Amapá” o autor revela aspectos da necessidade social da implantação do Curso de Licenciatura em nosso Estado. A obra é fruto de estudos voltados para a elaboração do “Plano Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Teatro” da Universidade Federal do Amapá. Neste sentido, além de buscar concretizar um curso acadêmico no espaço universitário apresenta para o público em geral as ideias gestadas naquele momento compondo uma das maiores experiências de um escritor, professor e pesquisador que é a aspiração de dialogar com todos que se aproximam das questões teatrais do Estado do Amapá.
     A descrição do texto propõe e visa experimentar concepções pedagógicas, filosóficas, conceituais e teóricas para a criação e efetivação do Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Amapá. A disposição estruturante partiu de desafios compreendidos e advindos das transformações sociais contemporâneas e que, portanto vislumbram outras reflexões, ações, concepções e ordenamentos para a qualificação de futuros professores. Prof. Carlos Cartaxo, Doutor pela Universidade de Barcelona e Chefe do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, que prefaciou o livro faz um breve resumo:
     “Na obra de Palhano encontro o pensamento de um profissional que discorre sobre um todo na dimensão cultural do Amapá. Ele relaciona teatro com produção cultural, com mercado de trabalho e a própria história das artes cênicas do universo pesquisado. No cômputo da sua argumentação, defende a tese notória de que é através da Licenciatura em Teatro ofertada pela Universidade Federal do Amapá que estará sendo formado um cabedal de profissionais qualificados para determinar com eficiência a continuação da história das artes cênicas naquela importante região do país.”
     "Diante desse contexto, o livro “Curso de Teatro no Amapá: Concepções e Proposições para o Ensino Superior”, do Prof. Dr. Romualdo Palhano, demonstra um árduo e profícuo trabalho no sentido de colocaro Estado do Amapá no mapa nacional e internacional do ensino, pesquisa e extensão na área teatral."
     "Para corroborar essa assertiva, ratifico o citado argumentando que um curso de teatro, em nível de licenciatura, trás riquezas de conhecimento para alunos em todos os níveis educacionais, do básico à pós-graduação: propicia a formação de plateia e de cidadãos cultos e críticos. Professor licenciado em teatro, diferente do que muitos pensam não forma atores, muito menos são animadores culturais de festas comemorativas. Sua ação é pedagógica porque o teatro, enquanto expressão artística é recurso pedagógico com conteúdo, é um caminho para a formação do cidadão através da arte."
     O lançamento da obra “Curso de Teatro no Amapá; Concepções e Proposições para o Ensino Superior” ocorreu sábado, 20 de julho de 2013 no auditório do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá, dentro da programação do “I CICLO CIENTÍFICO DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTES VISUAIS – PARFOR.” Tem o apoio do “Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas” e “Núcleo Amazônico de Estudos das Artes Cênicas”.


SOBRE O AUTOR

     Romualdo Rodrigues Palhano é graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Paraíba. Instituição onde também concluiu Mestrado em Serviço Social, sendo seu objeto de investigação o Teatro Comunitário. Residiu por dois anos em Havana – Cuba, onde iniciou seu doutorado. É Doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. É Pós-Doutor em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba. Reside atualmente em Macapá onde é Professor Associado II da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá.
     O autor já publicou as seguintes obras: “Grito Incontido” poesias, 1988; “A Estrela e a Rã” (infantil) 1998; “Brincando com Linhas” (infantl), 2001; “Teatro de Bonecos: uma alternativa para o ensino fundamental na Amazônia, 2001; “Entre Terra e Mar: sociogênese e caminhos do teatro na Paraíba – 1822 – 1905”, 2009; “A Saga de Altimar Pimentel e o Teatro Experimental da Cabedelo”, 2009; “Fronteiras Entre o Palco e a Tela – Teatro na Paraíba – 1900 – 1916”, 2010;“Entre Parénthesis – poesias” também em 2010. Em 2011 o autor publicou as seguintes obras: “O Teatro na Terra de Zé da Luz – Da União Dramática ao GETI”, “A Ovellha malhada (infantil) e Artes Cênicas no Amapá. Em 2012 lançou: “Eu e a Rainha do Vale – De Menino a Rapazinho”; “O Pato e o Lago” e “Entre Pai & Filhos”. Além de “Curso de Teatro no Amapá – Concepções e Proposições para o Ensino Superior”. Ainda este ano de 2013 o autor fará lançamento das seguintes obras: “Pablito e a Libélula”; “Teatro no Amapá: Artistas e Seu Tempo e “Arque com Arte: Cultura, Arte e Educação no Estado do Amapá”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário