Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PROFESSORA ZAIDE SOLEDADE E O TEATRO NO AMAPÁ



 
     Em nosso meio ela é conhecida especialmente como Professore Zaide. Pessoa simples, inteligente, compreensiva, batalhadora e quem tem dado grande contribuição à arte e à cultura no Amapá. Entre tantos afazeres professora Zaide também caminhou pelo teatro. Para se ter uma ideia desde o ano de 1952 que Zaide vem contribuindo com as artes cênicas no Amapá. Como professora sempre motivava seus alunos com suas aulas de teatro e com a montagem de pequenos dramas, principalmente relativo às datas comemorativas do calendário escolar.
     Em função de ter nascido numa família muito religiosa, professora Zaide viveu seus primeiros momentos no teatro quando representava “As Pastorinhas” na Igreja que pertencia à Paróquia de São José de Queluche em Belém do Pará, quando lá residia. Dramatização que se repetia todos os anos na época do Natal e do dia de Reis. Mesmo no início de sua carreira, a atriz Zaide adolescente de 14 anos sofreu alguns percalços, como ela mesma conta em entrevista concedida a este colunista:
     “Como eu era muito danada foram pedir para minha avó se eu podia aparecer na peça “As Pastorinhas”, então a Vovó disse que não tinha problema porque era na igreja. Daí, ela foi se informar com o padre qual papel eu iria fazer. Sabe qual era? O satanás. Então Vovó disse: - Deus me livre, não ela já é muito sapeca. O Padre tentou ajudar dizendo: - Não minha senhora não tem problema não, só é uma representação na peça. Foi tanta conversa, até que convenceram a Vovó e eu fui ser o satanás da peça.”
     Efetivamente, professora Zaide Soledade Santos Silva deu continuidade às suas aventuras no teatro desde 1952, passando pelas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990. Notadamente chegou ao século XXI, firme e forte em plena atividade artística. Aos dezesseis anos chegou a Macapá. Sua última participação como atriz se deu, especificamente na novela “Mãe do Rio” produzida pela TV Tucujú – SBT quando foi ao ar no ano de 2006. Durante essas década exerceu várias funções como diretora, atriz, sonoplasta, além de motivar incondicional a nova geração. Maria Borges que contracenou várias vezes com a Professora Zaide nas décadas de 1960 e 1970 era outra atriz muito famosa na época.
     Em 2006 escrevi e publiquei nesta mesma coluna quatro artigos sobre a novela Mãe do Rio que, diga-se de passagem, marcou um momento expressivo das artes cênicas no Amapá. Na ocasião citei a professora Zaide quando afirmei que: “Entre os novos atores, a professora Zaide Soledade nos surpreendeu com sua brilhante atuação e com a perfeitaconstrução de seu personagem.” A ela, registraremos nossa homenagem e a reconhecemos como a atriz revelação da novela “Mãe do Rio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário