Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 4 de março de 2013

ENTRE PAI & FILHOS


     O Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano estará lançando sua terceira obra poética em parceria com seus dois filhos. ENTRE PAI & FILHOS        é a relação intrínseca de três poetas, dos quais um veterano e dois aprendizes. A obra revela aspectos de pensamentos pensados durante determinados períodos de vida, como a fase de criança, da adolescência e adulta.
     O autor vem com 32 poemas e seus filhos: José Martí Luna Palhano (14 anos) com 11 poesias e Juan Pablo Luna Palhano (09 anos) com 4 poesias. Além de autores as crianças também assinam as ilustrações. O autor fez uma seleção de imagens construídas durante alguns anos como exercício escolar. Imagens que revelam também o cotidiano da vida das crianças na escola formal.

     No prefácio da obra a professora Silvia Carla enfoca que “O livro Entre Pai & Filhos é uma obra que nos convida a ver e olhar cada página como uma imersão da atividade inventiva de Romualdo Palhano (pai); Juan Pablo Luna Palhano e José Martí Luna Palhano (filhos) como uma redescoberta do que estamos nos tornando. Descoberta que faz e se refaz diariamente na expectativa de escolha contínua em compartilhar o compromisso produtivo com quem estamos diariamente envolvidos”.

     A imersão na leitura, da percepção e da apreciação, também surge como um convite, justificada por dois enlaces permanentes dessa relação parental; primeiro pela aventura criadora de três brincantes que fazem da escrita e do desenho gráfico uma colaboração quase natural, mas, sobretudo atravessadas por narrativas singularizadas; segundo, pelas múltiplas temporalidades afetivas que envolvem a sensação íntima entre pai e filhos.

     O lançamento da obra “Eu e a Rainha do Vale – De Menino a Rapazinho” acontecerá na próxima quinta feira, dia 03 de maio na Biblioteca da Universidade Estadual do Amapá - UEAP , cidade de Macapá.

 

Sobre o autor

 

     Romualdo Rodrigues Palhano é graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Paraíba. Instituição onde também concluiu Mestrado em Serviço Social, sendo seu objeto de investigação o Teatro Comunitário. Residiu por dois anos em Havana – Cuba, onde iniciou seu doutorado. É Doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. É Pós-Doutor em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba. Reside atualmente em Macapá onde é Professor Associado da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá.

     O autor já publicou as seguintes obras: “Grito Incontido” poesias, 1988; “A Estrela e a Rã” (infantil) 1998; “Brincando com Linhas” (infantl), 2001; “Teatro de Bonecos: uma alternativa para o ensino fundamental na Amazônia, 2001; “Entre Terra e Mar: sociogênese e caminhos do teatro na Paraíba – 1822 – 1905”, 2009; “A Saga de Altimar Pimentel e o Teatro Experimental da Cabedelo”, 2009; “Fronteiras Entre o Palco e a Tela – Teatro na Paraíba – 1900 – 1916”, 2010;  “Entre Parénthesis – poesias” também em 2010. Em 2011 o autor publicou as seguintes obras: “O Teatro na Terra de Zé da Luz – Da União Dramática ao GETI”, “A Ovellha malhada (infantil) e Artes Cênicas no Amapá e em 2012; “Eu e a Rainha do Vale – De menino a rapazinho”; “O Pato e o Lago “ (infantil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário