Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

sábado, 13 de outubro de 2012

VII CONGRESSO DA ABRACE



VII CONGRESSO DA ABRACE
                                Por Romualdo Palhano


     Estive esta semana na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul onde fui apresentar trabalho científico e trocar experiências com estudiosos da área do teatro de todo o Brasil. De 08 a 11 do corrente mês lá aconteceu o VII Congresso da ABRACE -  Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, com vasta programação e representantes do Brasil; Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Chile e Colômbia.
     O referido Congresso aconteceu no período de 08 a 11 de outubro do corrente mês com o tema: tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Pesquisadores do Brasil e do exterior se encontraram em Porto Alegre para discutir o teatro nacional como também a tendência atual de uma possível realização do projeto “Global Theatre Historie” apresentado pelo norte americano Christopher Balme que defende a tese da realização de uma história global do teatro.
     O congresso foi palco de diferentes discussões, tais como a relação entre memória e criação, memória e re(apresentação); a memória da arte efêmera da cena. Reuniu mais de 650 pesquisadores que participaram de conferências, mesas-redondas e comunicações realizadas no âmbito dos 11 grupos de trabalho da Associação.
     A conferência de abertura foi proferida pelo Prof. Dr. Ivan Izquierdo, um dos mais renomados cientistas brasileiros, especialista dos mecanismos biológicos envolvidos no funcionamento da memória. Entre os especialistas estrangeiros convidados que fizeram parte do evento temos: Ann Cooper Albrigth, (Oberlin College – Oberlin – EUA); José Antonio Sánchez (Universidade de Castilla -  La Mancha/Espanha); Alberto kurapel e4 Susana Cáceres (Compagnie des Arts Exilio – Santiago/Montréal) e Ana Carolina Ávila (Bogotá – Colômbia).
     Com a realização deste VII Congresso a ABRACE mais uma vez promoveu um espaço de intensos debates e frutífero intercâmbio de idéias entre pesquisadores do território nacional reafirmando assim, seu compromisso com o desenvolvimento do ensino e da pesquisa da área das Artes Cênicas no Brasil.
     Congressos como esses, contribuem imensamente para a socialização da área do teatro e das artes cênicas e para energizar novas discussões e novas leituras já que, como intelectuais, nos alimentamos em eventos deste quilate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário