Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

sábado, 6 de outubro de 2012

O SERTÃO POR PATATIVA



 
     Este é o título do mais novo espetáculo da Companhia Theatral Tucuju. Um grupo desbravador que faz das tripas coração para manter viva essa arte milenar conhecida por teatro. Joseph e Daniely Santos estão no elenco. O figurino está quase pronto, os adereços estão sendo definidos, os instrumentos ainda estão sendo afinados, mas mesmo assim, em face ao perigo o grupo teve a ousadia de colocar o espetáculo em cena.
     Além de tudo isso, a peça é permeada de canto e dança; dessa forma exige muito dos novos artistas que buscam a todo o momento dar o recado sobre o que é e como é o sertão de Patativa. Patativa é o nome de um poeta popular que nasceu em Assaré, pequena cidade do interior do Ceará, por isso seu nome artístico: Patativa do Assaré.
     A obra da Patativa do Assaré é simples, porém, singular e permeada semiologicamente do que se pode dizer: “o homem nordestino”. É conhecida em todos os recantos do Brasil principalmente por intelectuais e artistas.  “Cante lá que eu Canto Cá” é uma de suas obras de importância.
     O espetáculo “O Sertão por Patativa” texto de Dallva Rodrigues, parecer ter uma boa proposta de encenação. Quatro atores buscam em cena mostrar um resumo da cultura nordestina. O texto poderia ter explorado ainda mais a obra de Patativa trazendo à tona poemas clássicos de sua literatura. Umas das questões é que é um espetáculo alegre, mas que ainda não conseguiu demonstrar essa alegria tendo em vista a formação dos atores que necessitam no palco, representar, tocar, cantar e dançar, o que se torna difícil, mas não impossível.
     O elenco como um todo necessita de estudos práticos em relação ao canto, à dança e criação de personagem. O espetáculo ainda está em uníssono, isto é, as cenas precisam ser trabalhadas com mais profundidade para que haja no decorrer da peça, discernimento e envolvimento pelo público, de cenas tristes e alegres, vibrantes e comoventes.
     O figurino caminha junto à filosofia do texto, tanto quanto a maquiagem elaborada pelo grupo. É um trabalho que pode e deve envolver diretamente o público em algumas cenas. Pela concepção cênica deve ser apresentado principalmente em arenas, levando-se em consideração que é um espetáculo que necessita estar perto e próximo ao público presente. O processo criativo deverá, por um lado, passar por várias etapas não desperdiçando o que de melhor venha a acontecer em cena e por outro, deixar escapar as cenas que não são interessantes. Esse processo criativo, essencial ao encenador e à arte de representar, requer disciplina trabalho e tempo. Há quem não entenda isto, mas assim é a arte. Arriba... Companhia Theatral Tucuju.
     “O Sertão Por Patativa” pela Companhia de Artes Tucuju adaptação do texto de Dallva Rodrigues e Welliton Machado. Adaptação e direção de Jhou Santos, direção de cena de Maronilton Henrique. No elenco Danny Santos, Adilson Sampaio, Jhou Santos e Arthur Vilhena, registros de Breno Ribeiro e maquiagem o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário