Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

domingo, 30 de setembro de 2012

ETIMOLOGIA DO TEATRO II



     As palavras que seguem tem são apresentadas a partir de sua raiz e ramificação para palavra escrita na atualidade. Revelamos sua origem etimologia  observando sua principal as que são mais usadas no teatro na atualidade:
     A palavra COMÉDIA vem do Grego komoidia, “espetáculo divertido, comédia”, de komodios, “cantor em festas”, de komos, “festa, farra”, mais oidos, “poeta, cantor”.  Esta palavra passou por uma fase em que era usada para designar “poema narrativo”, o que é a razão de o livro “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, ter esse nome. 
     TRAGÉDIA também vem do Grego - tragoidia, que significa “peça ou poema com final infeliz”. Aparentemente deriva de tragos, “bode”, mais oidea, “canção”. E isso viria do drama satírico, onde geralmente os atores se vestiam com roupas e chifres de bode, que com suas pernas cabeludas eram chamados de sátiros. 
     O termo DRAMA vem do Grego drama, “peça, ação, feito” (este termo era utilizado especialmente relativo a algum grande feito, fosse positivo ou negativo), de dran, “fazer, realizar, representar”.
     Ao que tudo indica a palavra PLATEIA deriva do Grego platea, que significa um espaço “largo e plano”. Inicialmente designava o lugar onde ficavam os músicos e se estendeu depois, em prédios diferentes dos teatros gregos, à parte onde tomam assento os espectadores.
     PALCO – Vem do Italiano palco, “estrado, tablado”, do Lombardo palko, “trave, viga, grande pedaço de madeira forte”. Seu sentido se estendeu depois ao de “tablado sustentado por vigas” e mais tarde a “estrado para apresentações artísticas”.
     O termo CENA vem do Latim scaena, “palco, cena”, do Grego skena, de mesmo significado, originalmente “tenda, cabana”, relacionado a skia, “sombra”, pela noção de “algo que protege contra o sol”.
     Quanto a PROSCÊNIO revela-se como a parte anterior do palco, que se projeta para fora da cortina, e deriva do Latim proscenium, de pro-, “à frente”, mais scaena, cena.
     ATO – uma peça teatral pode ter vários atos, palavra que vem do Latim actus, “algo feito, parte de uma obra, impulso”, de agere, “levar a, guiar, colocar em movimento”.  Peças antigas eram escritas com especificamente em atos, que era utilizado no momento em que se fechava a cortina para geralmente mudar o cenário e a ação.
     Quanto ao PÚBLICO é entendido por vários teóricos que sem ele não há teatro. Vem do Latim publicus, “relativo ao povo”, de populus, “povo”. Ao longo do processo civilizador também adquiriu o significado de “aberto a toda a comunidade”, em oposição a “privado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário