Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

TEATRO NO AMAPÁ NO SÉCULO XVIII



     O marco inicial da colonização do espaço geográfico em que hoje se localiza a cidade de Macapá se encontra em duas construções fundamentais: em primeiro lugar a construção e inauguração da Igreja de São José de Macapá que se deu em 06 de março de 1761. E paralelamente a isso, a inauguração da Fortaleza de São José de Macapá que foi inaugurada em 19 de março de 1782.
     Considerando que 136 famílias de afro descendentes chegaram a Mazagão em junho de 1771, e que embora tenham iniciado a encenação dos “Mouros e Cristãos” nesse período. Paralelamente a esses fatos é evidente que no ano de 1775 já havia um pequeno teatro de madeira na Vila de São José de Macapá, que foi visitado por Mendonça Furtado. Em Compendio das eras da Província do Pará, Antonio Baena nos fala dessa vdeste momento:  Visita o Governador (1775) a Villa e Fortaleza de Macapá. Entre os obséquios urbanos, que com elle pratica o Governador da Fortaleza, teve logar distincto o Theatrinho, que para este festejo foi erguido debaixo de excellente disposição e aceio, e que assas lhe agradou. Vê as Villas de Mazagão e Vistosa Madre de Deus. Volve à Cidade. Difunde pelos lavradores e Povoados Indianos melhor planta de arroz: e anima a industria rural.
     Como se observa no documento acima citado o referido teatro havia sido construído especialmente para eventos e comemorações em honra à visita do Governador da Província do Grão Pará, visto que na época o Amapá era parte integrante da referida província. Por outro lado, envolvido e entusiasmado com as apresentações que havia visto, o próprio governador determina a construção de um teatro que deveria localizar-se no lado oriental do jardim do palácio e prossegue: “Encarrega a Antonio José Lande o desenho e a erecção de um pequeno Theatro bem ordenado junto ao lado oriental do Jardim do Palácio: e expressa-lhe nesse momento que nisto espera ver a mesma actividade e intelligencia que sempre tem manifestado no desempenho das difficeis obrigações inherentes  a um Architect”.
     Como se observa o teatro no Amapá é muito antigo, tem suas raízes no século XVIII com a apresentação dos Mouros e Cristãos na cidade de Velha Mazagão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário