Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

sábado, 18 de agosto de 2012

ETIMOLOGIA DO TEATRO



     Há milênios que o teatro é uma atividade cultuada por grande parte da humanidade. É uma forma fictícia de se contar história e repassar valores a partir da representação com atores. Enaltece a ação dos sentimentos revelando valores diversos de cada geração em seu determinado momento histórico.
     Para aqueles que desejam se aprofundar na área do teatro, observemos aqui dois  termos que se referem a esta arte, definindo epistemologicamente suas origens e suas raízes semiológicas. O teatro foi uma das primeiras forma primitivas de comunicação, o  rádio, o cinema e a televisão são alguns de seus derivados e estão estritamente relacionados com a arte de representar. Observemos aqui alguns termos e suas origens.
TEATRO – Do Latim theatrum, do Grego theatron, literalmente “lugar para olhar”, de theasthai, “olhar”, mais  –tron, sufixo que denota “lugar”. Inicialmente esse termo estava estritamente relacionado com o edifício teatral onde são realizados os espetáculos, depois passou a ter maior alcance designando também peças, produção e a preparação de uma peça em geral. O uso desta palavra que revela o sentido do lugar onde transcorre a ação se aplicou também aos feitos militares quando se fala de “teatro de operações” para uma simulação de luta armada.
ANFITEATRO – Do Latim amphiteatrum, do Grego amphiteatron, “local de espetáculos duplo, com espectadores dispostos de ambos os lados do palco”, de amphí-, “dos dois lados”, mais theatron. Inicialmente os teatros possuíam assentos apenas no lado voltado para o palco. No antigo teatro grego o ator necessitava está de frente para o público em função disso o edifício teatral era disposto em forma de semicírculo com 180 graus. O anfiteatro surgiu mesmo na antiga Roma principalmente em função da Genesis dos espetáculos romanos ligados à luta de gladiadores e corridas de bigas, dessa forma o edifício em semicírculo não fazia sentido já que nesses espetáculos não havia a necessidade dos participantes estarem de frente para o público. Daí surgiu o anfiteatro. Em suma, o edifício grego foi ampliado de 180 para 360 graus, esse é o verdadeiro anfiteatro. Os nossos teatros atuais não são anfiteatro. Anfiteatro significa “dois lados” e este não é o caso do teatro italiano. O maior exemplo antigo de anfiteatro é o Coliseu de Roma. Um estádio de futebol é um verdadeiro anfiteatro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário