Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

domingo, 26 de agosto de 2012

O MARABAIXO E O CANTO DITIRÂMBICO



     Dançar em círculo é um fenômeno secular. Egípcios, Indianos, Chineses e habitantes da Ilha de Java já praticavam esse tipo de dança, quando isolados do mundo, para principalmente louvar seus deuses. É a partir do contato entre as civilizações do Ocidente e do Oriente que manifestações desse gênero passam também a fazer parte do cotidiano dos povos em países do Ocidente.
     Um caso específico desse modelo de manifestação social encontra-se na Grécia antiga que herdou, principalmente do Egito, as manifestações em círculo que eram consagradas aos deuses Ísis e Osíris. Ao passo que no Egito antigo louvavam-se Ísis e Osíris, na Grécia, uma das principais manifestações em círculo foi o culto ao Deus Dionísio; Deus da uva, do vinho e da fertilidade. Haveremos de convir que a capoeira no Brasil é realizada em círculo como também a ciranda que é muito apreciada no Nordeste.
     O Canto Ditirâmbico, na Grécia antiga era uma manifestação em círculo, no qual, os participantes dançavam compassadamente ao ritmo de música tocada com instrumentos primitivos; a imagem do Deus Dionísio situava-se ao centro e todos cantavam e dançavam ao seu louvor. Havia nessa manifestação um personagem conhecido como Corifeu. O seu papel era o de falar algum verso para em seguida o Coro responder juntamente com os participantes. Além do lado religioso, o Canto Ditirâmbico também apresentava seu lado profano, como por exemplo, o uso da ingestão do vinho que era uma bebida considerada sagrada.
     Como se pode observar essa manifestação com mais de dois séculos e meio nos apresenta algumas semelhanças com a dança do marabaixo: enquanto o canto ditirâmbico é em homenagem ao Deus Dionísio, o marabaixo é em honra ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade; no culto grego os dançantes participam em círculo, tanto quanto o que ocorre no marabaixo; no marabaixo há um tirador de ladrão, falando versos para que as pessoas respondam em função de um ritmo, da mesma forma que no culto ao deus grego também há o Corifeu que também fala algumas frases que são automaticamente respondidas pelo coro e pelos dançantes.
     Outras influências que poderíamos observar no marabaixo é em torno do uso de vestimentas adequadas para aquele precioso momento que se reveste de uma densa religiosidade. O marabaixo quando vivido no seu local de origem é um jogo e quando apresentado num palco ou num auditório é puro teatro, essa é outra questão a ser discutida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário