Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

domingo, 5 de outubro de 2025

XXI MOSTRA DE EXPERIMENTOS

 


     Nos seus dois primeiros anos, o Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá, promovia dois eventos: a Semana de Teatro, no primeiro semestre, que era dedicada ao público acadêmico; e o Seminário Científico em Artes Cênicas do Amapá, no segundo semestre, que era um evento aberto para a comunidade em geral. Nos anos de 2014 e 2015, os eventos se procederam dessa maneira. A partir de 2016, com a contratação de novos professores, foi criado novo sistema, que fez surgir a Mostra de Experimentos, à qual, passou a acontecer sempre no final de cada semestre.

     Nessas últimas duas semanas do encerramento do semestre 2025.1, aconteceu a XXI Mostra de Experimentos do Curso de Teatro da UNIFAP. Essa Mostra de Experimentos é de fundamental importância para o referido curso, para os acadêmicos, como também para a comunidade em geral. São espetáculos baseados em estudos teóricos e práticos, resultados finais das disciplinas, cujo acesso aos mesmos, é totalmente gratuito. Salientando que grande parte da programação acontece no Departamento de Letras e Artes da UNIFAP. Cada espetáculo revela o processo de estudos e discussões teóricas como fundamentação para se colocar em prática todo o aprendizado do semestre.

     Cada mostra que acontece a cada final de semestre, traz consigo, trabalhos pedagógicos de professores Doutores, tendo como ponto de partida estudos, reflexões e análises fundamentadas em historiadores do teatro, encenadores, filósofos, e estudiosos que contribuíram com o fazer teatral ao longo da história do teatro. Por outro lado, a partir das disciplinas práticas, todos os exercícios são direcionados para a idealização e criação dos espetáculos, que se revelam como apoio para o futuro profissional das artes cênicas, o qual, poderá assumir o exercício da função no território nacional, tanto na educação ou como produtores culturais.

     O objetivo deste processo, é um trabalho que envolve a criatividade, a pesquisa, a educação e o conhecimento do seu próprio corpo, a socialização, criação artística e estética, o conhecimento técnico, a preparação de atores/professores, envolvendo todo o processo de montagem de uma obra cênica, com perspectivas fundamentadas na teoria teatral e pesquisa artística. O resultado final faz parte de um grande laboratório traçado durante cada semestre letivo, e com isso, ganha os professores, os acadêmicos, a universidade, e o público que prestigia esses momentos sui generis, no final de cada semestre.

     Esta peregrinação que começa no início do semestre e se consolida nas apresentações no término das aulas, mais parece o caminho para Elêusis, que, como verdadeiros mystai, os acadêmicos de teatro são iniciados nos mistérios dionisíacos, os rituais religiosos e secretos dedicados ao deus Dioniso. Importante frisar que todo esse processo tem o objetivo comum de preparar o futuro profissional das artes cênicas. A única coisa que se precisa para fazer teatro, é a vontade de fazer teatro, mas, com pesquisa, discussão e estudos aprofundados, certamente, favorece a criação cênica no sentido estético e global, além de preparar o acadêmico para o breve futuro que o espera, com a certeza de estar preparado para desenvolver suas habilidades no território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário