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terça-feira, 24 de setembro de 2024

MÁRIO QUIRINO E O TEATRO

 


     1938, foi o ano de fundação do Teatro do Estudante do Brasil, que se iniciou na cidade do Rio de Janeiro, na ocasião, sendo seu mentor, Paschoal Carlos Magno. O TEB, se tornou um dos grandes movimentos teatrais da história do teatro brasileiro. Desde então, esse movimento teatral organizado, se espalhou por todo o Brasil. Sendo assim, a partir dessa década, as principais capitais brasileiras, tivessem ou não sua universidade ou faculdade, passaram a fundar seus grupos de teatro do estudante. Fenômeno que aconteceu inclusive, em escolas de ensino fundamental e médio, tendo sido este, o caso do estado do Amapá. Indubitavelmente, Macapá não ficou fora desse ciclo, e também fundou o seu Teatro o Estudante.

     Após 10 anos de atividades desse glorioso movimento teatral, 1948, torna-se o ano de fundação do Teatro do Estudante do Amapá. Das inaugurações e reinaugurações do Cineteatro Territorial, que houveram ainda na década de 1940, a quarta e última aconteceu no dia 03 de junho de 1948, com a presença do Teatro do Estudante do Amapá, o qual, estreou sua primeira peça Joaninha Buscapé, comédia em 3 atos, sendo original de Luiz Iglesias, com direção de Marcílio Viana e cenografia de Aluízio Carvão. Esta reinauguração aconteceu em função do desabamento do antigo telhado. O Teatro do Estudante do Amapá era composto por alunos e alunas do Ginásio Amapaense. Sua estreia foi noticiada em anúncio pelo Jornal Amapá, Ano IV, número 170, Macapá, 12 de junho de 1948, com o título: O Promissor Início do Teatro do Estudante do Amapá: constitui motivo de grande prazer a todos os que compareceram ao Cine teatro Territorial no dia 3 do corrente, gentilmente convidados, a instalação do Teatro do Estudante do Amapá.

     Era um grupo com finalidade educativa, visando o desenvolvimento e o gosto pela cultura artística, motivando os jovens a partir da montagem de peças teatrais. Mário Quirino, Lizete Aimoré, Nazí Gomes, Papaléo Paes, Araújo Filho, Ida Aimoré, Raimundo Barata e Vilela Monteiro, eram alguns dos jovens que faziam parte do elenco e do referido grupo de teatro. Está claro que, por sua desenvoltura, pela sua dedicação e forma de representar, criando e dando vida a vários personagens, e notadamente, sendo aclamado pela plateia; segundo a crítica da época, o principal e mais famoso artista daquele grupo, era sem dúvida, o ator Mário Quirino. Ele tinha excelente vocação artística, e representou como ninguém, o criado Velho João, no espetáculo Joaninha Buscapé, na estreia do Teatro do Estudante do Amapá.

     Na ocasião da estreia da peça Joaninha Buscapé, do Teatro do Estudante do Amapá, em 03 de junho de 1948, no Cineteatro Territorial, sabe-se que o ator Mário Quirino fez com segurança e realismo o papel do Velho João. Com boa dicção, desembaraço, segurança na interpretação e efetiva fixação do personagem em cada cena, foi consagrado como ator do futuro. Foi o mais aplaudido ator daquele espetáculo. Certamente, ovacionado como ótimo ator. Em função de sua desenvoltura no palco, foi selecionado para participar de oficina de teatro, ministrada pelo Teatro do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro. Há notícias de que o Teatro do Estudante do Amapá permaneceu ativo até o ano de 1953, e se tornou um dos principais veículos de educação popular do Amapá. Em sua homenagem há uma instituição conhecida por Escola Mário Quirino, localizada no Bairro do Congós.

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