Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

domingo, 14 de janeiro de 2024

GIRA MUNDO

 

 

     Último dia 09 de janeiro, consegui chegar ao meu sexagésimo terceiro janeiro. Não é fácil! Não é fácil chegar aos sessenta e três anos de idade. De toda forma, estou muito feliz de ter chegado a esse patamar da vida. É um caminho muito longo, em diversos sentidos. Sem esquecer que nessa imensa caminhada, muitos colegas ficaram para trás...! Muitos amigos se foram! Com um olhar para o passado, percebo que a vida se transforma numa constante luta pela sobrevivência. Isso se percebe desde criança, quando passamos a acompanhar nossos pais na luta diária... no cotidiano!

     Eu nasci em Nova Cruz, pequena cidade do Rio Grande do Norte. Meu pai já havia trabalhado de pedreiro, no Rio de Janeiro. Retornou e conseguiu um emprego efetivo na Rede Ferroviária do Nordeste. Naquela época, jovem, quando conseguia emprego, a primeira coisa que fazia era arranjar uma namorada e casar. Já casado com minha mãe, trabalhou na cidade de Cabedelo na Paraíba, depois foi transferido para a cidade de Nova Cruz – RN, onde nasci. Meu pai trabalhava oito horas por dia, saía pela manhã e só voltava para casa à noite.

     Quanto à minha mãe, como doméstica, dedicou sua vida à família. Era um período em que a mulher fazia tudo em casa, cozinhar, passar, lavar roupa, cuidar dos filhos. Eletrodomésticos? Ninguém sabia o que era isso! Até o ferro de passar tinha como combustível, o carvão vegetal. Além de tudo isso, ela era uma exímia costureira, e nas horas vagas costurava roupas, para também contribuir com os recursos financeiros da família. Portanto, em função da família, trabalhava diuturnamente.

     Quanto a mim, passei a vida buscando conquistar meus objetivos. Para isso, como uma fera, tive que enfrentar as vicissitudes da vida e da sociedade contemporânea. O primeiro passo foi o estudo. Não tenho nada, mas o que tenho, conquistei em função de toda uma vida dedicada ao estudo. Meus pais me ensinaram, e eu segui seus conselhos, eles diziam:  - para ser alguém na vida é preciso estudar! E foi exatamente isso o que fiz, continuo e continuarei fazendo, durante toda minha existência.

     São muitos os estágios que temos que enfrentar; até para entrar no curso ginasial, havia uma prova de admissão, como se fosse um pequeno ENEM, depois o vestibular, para entrar no curso superior. Em seguida, Mestrado, Doutorado e Pós-Doc. É uma vida inteira, dedicada aos estudos. No mais das vezes, o jovem não entende e não compreende essas necessidades que a vida nos impõe, mas é a nossa selva de pedra que a cada dia nos exige mais empenho e determinação para almejar nosso futuro.

     Agora, já com sessenta e três anos de idade, dou glória a Deus, enxergando no final do túnel a proximidade da minha aposentadoria. Com quarenta e nove anos dedicados à arte e especificamente ao teatro, e ainda, quarenta e dois anos dedicados à educação e pesquisa, sou uma pessoa feliz. E digo ainda! faria tudo outra vez. Hoje, tenho a honra de ter tido uma vida completamente dedicada à arte e à educação. Tenho certeza de que não me arrependo de nada que fiz durante minha vida passada. Aos sessenta e três, estou preparado para o futuro. E assim, eu giro...! e assim, gira mundo...!

     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário