Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

terça-feira, 20 de setembro de 2022

TEATRO E AUDITÓRIO

 


     Tendo como ponto de partida de que o Teatro das Bacabeiras, deve ser considerado como um edifício profissional, hoje em dia, o melhor caminho para os que trabalham com artes cênicas em nosso Estado é buscar espaços alternativos, os quais, encontramos em alguns locais da cidade. Entre os espaços alternativos para representações teatrais em nossa cidade temos: Auditório do SES/Araxá; Teatro Leonor França, do SESI; vários palcos que encontram-se em nossas escolas de ensino fundamental e médio; Fortaleza de São José de Macapá; Centro de Convenções Azevedo Picanço;  Museu Sacaca; Auditório Multiuso da UNIFAP; Teatro do Céu das Artes, entre outros.

          A Fortaleza de São José de Macapá é um espaço que marca a cidade como referência de sua colonização portuguesa. Um dos espetáculos que vem sendo apresentado por mais de quatro décadas naquele espaço, é “Uma Cruz para Jesus”, cujo diretor é o ator Amadeu Lobato. É um espaço teatral, que, como cartão postal e prédio turístico, deveria manter algum tipo de representação teatral ligada à tema sobre a luta de Cabralzinho e a história do Amapá, com o objetivo de, a partir do teatro, mostrar soldados com figurinos de época, com tochas, e fazer parte da programação diária daquele monumento.

               Outro espaço que também já presenciou várias apresentações foi o Centro Cultural do Estado do Amapá, inaugurado na década de 1990, por força da Lei Estadual nº 0212. Tempo depois, tornou-se Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço e ainda Teatro Experimental em 2002. Quando inaugurado, este prédio era conhecido como Centro Cívico de Macapá. Ainda continua em atividades; é um espaço considerável para os grupos de teatro do Amapá.

     É bom lembrar, que na maioria dos casos, esses espaços não são mais que auditórios. Para podermos compreender mais profundamente esta relação, observaremos aqui, as principais diferenças entre Auditório e Teatro:

                              AUDITÓRIO                                     TEATRO

*Discurso (narração)                                * Ação (drao/drama)

*Oradores (falam)                                    *Atores (representam)

*Auditores (ouvem)                                 *Espectadores (observam)

*Ouve-se o que se diz                              *Observa-se o que se faz

*Local para narração de um discurso   *Local para representação de uma peça

*Os discursos para o auditório              *A ação para o teatro é o vetor principal

São os vetores principais da narração.    do espetáculo

*A ação para o auditório não é mais     *Os discursos para o teatro não são mais

que os acessórios do discurso.                que os acessórios da ação.

 

     Dessa forma, pode-se observar que se faz necessário saber que todo teatro pode ser auditório, mas nem todo auditório pode ser teatro.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário