Tendo como ponto de partida sua profissão
de jornalista, Nelson Rodrigues, caminhou para a área da arte, e transformou-se
em diretor de teatro e dramaturgo. Sua obra foi de fundamental importância para
o teatro brasileiro, em função da denúncia social e moral em relação à alta
sociedade carioca, tema que tanto ele se preocupou e divulgou em suas peças.
Entre seus textos, vamos dar ênfase neste momento em dois: Álbum de Família, e
Vestido de Noiva.
O texto “Álbum de Família” revela a
história de dois primos que se casam e passam a se preocupar exclusivamente com
a família e com a educação dos filhos. É uma família que, aos amigos e à
sociedade, se mostra tranquila e que tudo ocorre bem. O que não é verdade,
sendo que a realidade é outra completamente diferente. Enfrentando um
inevitável complexo de Édipo, o filho mais velho enlouquece de desejo pela
própria mãe.
Por sua vez, outro filho volta para casa
porque não é capaz de dar amor à sua esposa, seu desejo também pertence em
exclusividade à sua mãe. Continuando esses raros problemas de família, o filho
mais novo foi para o seminário e lá se mutilou retirando seu órgão sexual. Por
outro lado, o pai desvirgina todas as moças da redondeza, pensando na filha.
Nelson Rodrigues, com sua obra, enfrentou vários problemas, como dramaturgo. É
uma peça que coloca no palco, todas as adversidades e veracidades dos valores
da sociedade carioca: a máscara da moralidade da família.
O outro texto, “Vestido de Noiva”, foi ao
palco pela primeira vez, no ano de 1943, o espetáculo causou certo
desassossego, principalmente na área crítica, visto que Nelson, criou ações
simultâneas em três planos diferentes: o plano da realidade, o plano da
alucinação e o plano da memória. A peça em si, também se desenrola e três atos,
e não é completamente cronológica, a não ser no plano da realidade. O enredo
gira dm torno da degradação do estado de saúde da personagem Alaíde.
Para entender esta peça, é necessário “a
priori” conhecer seus personagens, entre eles: Alaíde, que é a protagonista,
ela, casada com um homem importante da sociedade, foi atropelada no início da
peça, e a tensão dramática se desenvolve a partir de sua morte. Há ainda, a
mulher de véu (Lúcia) que é irmã de Alaíde. Madame Clessi também é outro
personagem de muita importância no texto, era uma antiga prostituta de luxo,
que foi assassinada por um jovem amante.
Definitivamente, Nelson Rodrigues deixou
suas marcas no teatro do nosso país, tanto é que “Vestido de Noiva” é
considerada o marco inicial do teatro moderno brasileiro. No palco, Nelson,
coloca em jogo, os valores familiares, valores conjugais, incestos, relação
edípica e amorosa entre filhos e mães, questões religiosas relacionados à moral
católica, que é resultado da europeização dos costumes, legado que foi trazido
para a colônia, pelos descobridores. Nelson Rodrigues foi um dramaturgo do
conflito, teve a coragem de denunciar problemas psicológicos e familiares.
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