Em janeiro de 1950, no Cineteatro
Territorial em Macapá, acontecia a apresentação de Lucy Silva e suas
amiguinhas, que eram crianças artistas amapaenses, como se pode observar na
terceira página do Jornal Amapá, Ano 5, número 252, de 7 de janeiro de 1950: “Com um programa
de variedades, onde se observa o desenvolvimento artístico da criança
amapaense, a troupe recebeu bastantes aplausos, podendo-se dizer que,
tomando-se em consideração a idade dos pequenos artistas, o espetáculo foi bom.”
A equipe de Lucy e suas amiguinhas, se
apresentou no Cineteatro do Trem Esporte Clube que, também era um espaço
teatral da cidade de Macapá, o que podemos confirmar de acordo com o Jornal
Amapá, Ano 5, número 253, de 14 de janeiro de 1950, na coluna “Diversões”: “Teve a população
do bairro da Fortaleza, domingo último, oportunidade de assistir ao espetáculo
de Lucy Silva e suas amiguinhas, que se exibiram no Cine-teatro Trem, na sede
do Trem Esporte Clube. Apresentando vários números novos e outros que obtiveram
sucesso no espetáculo de estreia, a troupe exibiu-se a contento, sendo bastante
aplaudida pela plateia que lotou o teatro.”
Na
década de 1950 passou por Macapá, um ventríloquo que se apresentou com seus
bonecos na Sede do Trem Esporte Clube Macapá. O nordestino Pedro Brandão, além
de ventríloquo era ilusionista. É a matéria do Jornal Amapá,
Ano 5, número 262, de 18 de março de 1950: “ Brandão deu dois concorridos
espetáculos no teatro da sede do Esporte Clube Macapá, nos quais apresentou
interessantes números de ventríloquia, exibindo, ainda, trabalhos de
ilusionismo, que proporcionaram momentos de grande alegria para a petizada.
Entretanto, merece um destaque todo especial a interpretação feita por Brandão
de vários motivos do folclore brasileiro, o que alcançou grande sucesso.”
O famoso
grupo de dança “Glorinha e seu Ballet” também se apresentou em Macapá com muita
aceitação do público, segundo Jornal Amapá, Ano 6, número 295, de
04 de novembro de 1950: “Do “Ballet” visitante é proprietária a bailarina
Glorinha, também sua principal figura feminina, sendo diretor e respectivo
coreógrafo o bailarino português, de fama internacional, Raul Antônio. São
ainda integrantes do conjunto as bailarinas Simone, Marlene, Laura, Neusa,
Alaíde e Diná.
No entanto, a década de 1950 foi marcada
por grande efervescência da cultura amapaense como também por montagens
teatrais com atores da terra, porém, geralmente com encenadores vindos de
Belém. Um desses exemplos, é a montagem do espetáculo “Pluft O Fantasminha”,
que estreou em 1959, dirigido por Cláudio Barradas que se insere neste
contexto. Notadamente, uma década que foi marcada por forte presença de grupos
e companhias de fora que estiveram aqui com o apoio do governo territorial.
Salienta-se que nesse período, não há nenhuma fonte segura que nos indique a
presença de dramaturgos amapaenses.
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