Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 11 de abril de 2022

AMADEU E UMA CRUZ

 


     Mais uma vez estamos chegando à Semana Santa, esta, que sempre será um momento muito especial para todos os cristãos, independentemente de sua vertente religiosa. Também é uma data de forte expressão para o teatro do Amapá, em função da apresentação da peça “uma Cruz para Jesus”, que há muitos anos vem sendo apresentada na parte externa da Fortaleza de São José de Macapá, tendo direção de Amadeu Lobato.

     Seguindo o caminho de montagem religiosa, no ano de 1979 surge o espetáculo “Uma Cruz Para Jesus”, uma ideia do ator e diretor Amadeu Lobato. Neste ano de 2022 é o quadragésimo terceiro ano de sua ininterrupta apresentação na área externa da Fortaleza de São José de Macapá. Levando-se em consideração que, em função da pandemia do coronavírus, as apresentações foram online nos anos de 2020 e 2021, respectivamente.

     É um espetáculo que acontece anualmente na cidade de Macapá, que tem como cenário os muros da Fortaleza de São José. Uma Cruz para Jesus é sinônimo de persistência, trabalho e dedicação. Ao longo dos anos vem modificando e se aprimorando sempre para melhor, com ou sem o apoio dos órgãos de cultura. Sou testemunha ocular de várias outras apresentações em que todos os trabalhos de produção refletiam objetivamente um esforço comum e isolado do grupo.  Mas, com todas essas dificuldades o grupo nunca desistiu de apresentar o seu espetáculo. Mesmo no período de reforma da Fortaleza não falhava com as apresentações, ora do lado interno, ora no lado externo daquele edifício secular.

     Há 27 anos que, com muito respeito, acompanho de perto a obra do mestre Amadeu Lobato. É um espetáculo de sucesso, que mesmo com ou sem chuva, o público sempre está lá. E já acostumados com a peça, muitos levam suas cadeiras e banquinhos, enquanto outros, preferem continuar de pé, todo o tempo da encenação. Certamente, Uma Cruz para Jesus, já tem seu público que é assíduo ao espetáculo, e esperam ano a ano, pela sua nova apresentação, durante a Semana Santa.  

     Vale salientar que esse tipo de espetáculo que é apresentado sempre em espaços abertos, se apoiando no teatro de arena, reclama maior atenção do público, visto que geralmente não há cadeiras na plateia, exigindo-se que os espectadores se acomodem da melhor forma possível; sentados ou em pé. Em alguns espetáculos desse gênero se exige ainda a movimentação constante do público presente em relação às cenas vindouras, como é o caso do espetáculo “A Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém, sertão de Pernambuco. 

          “Uma Cruz Para Jesus” é um espetáculo que demonstra a vitalidade e persistência do teatro amapaense. Tem como suporte seu idealizador, dramaturgo e artista de teatro Amadeu Lobato.  O espetáculo apresentado ao ar livre no entorno da Fortaleza de São José de Macapá, utiliza-se de vários cenários e vários planos, inclusive o plano vertical quando é apresentada a cena de Adão e Eva, sobre a muralha daquela fortificação. Com este trabalho, Amadeu Lobato virou escola e se transformou no ícone de um dos maiores teatros ao ar livre do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário