Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

PRÓSPERO ANO NOVO

 


     O ano de 2022 está chegando ao fim, apesar de no final do ano passado, termos desejado um bom ano, um feliz ano novo, todos hão de convir que ainda estamos em meio à pandemia, agora com as variantes delta e ômicron. Não só para nós amapaenses, mas para o Brasil e o mundo. É sabido, que a inesperada pandemia veio como um tsunami, pegando a todos de surpresa. Eu mesmo, nunca tinha vivenciado um clima como esse que nos foi posto de surpresa.

     Muitos pensavam que tudo iria ser rápido. Mas, em março próximo completaremos dois anos de pandemia. A verdade é que estamos caminhando para 2022, e a pandemia persiste. A Europa e vários países do mundo, mais uma vez, falam em “lockdown”, e como me expressei anteriormente, não é só conosco, é o mundo todo. Tudo e todos, estão lutando, de uma forma outra, contra o coronavírus. A África vem sofrendo muito neste momento.

     Tivemos um Natal? Sim! Mas, um Natal de certa forma, desanimado, temeroso, sem os abraços, sem maiores comemorações e completamente fechados em casa. Pelo menos aquelas pessoas que seguiram as indicações da Organização Mundial da Saúde. Essa pandemia, vem nos deixando literalmente, órfãos e aprisionados em nossas próprias residências. De qualquer formar o Natal já passou e esperamos que o próximo ano seja muito melhor do que este.

    Por outro lado, independentemente de qualquer situação, a cada final de ano todos nós fazemos um balanço de nossas vidas. O porquê de estarmos aqui? Para onde iremos? Saudade dos que já se foram...! A busca constante da felicidade. A esperança que nunca morre. O dia de amanhã que vai melhorar.

     Já dizia o filósofo: a vida é curta pra dizer que não é longa e é longa pra dizer que não é curta, e é por isso que devemos aproveitá-la ao máximo, de todas as formas, plenamente. Com a comemoração das festas de final de ano realizamos um retour ao nosso passado ou mais especificamente ao ano que passou, e que está finalizando. São momentos que nos traz muitas esperanças para podermos continuar jogando no jogo da vida.

     Essas atitudes são de tamanha importância, e nos alimentam consideravelmente para poder continuar nossa contribuição com a sociedade amapaense nesse estágio da vida. Assim, continuaremos com nossas pesquisas, nossos estudos no intuito de dotar as bibliotecas com vários documentos sobre a cultura e o teatro amapaense.

     Por fim, esperamos que em 2022, tenhamos mais força para continuar nessa batalha. A todos e todas, principalmente aos jovens, aos colegas da área da educação e a população em geral, desejo um Próspero Ano Novo. Que o Amapá avance politicamente com os novos gestores estaduais, já que no próximo ano teremos eleição para governador. Que os governantes saibam com sapiência transformar o Brasil num país do futuro. De qualquer forma, minha última mensagem para todos os viventes é a seguinte frase em latim: Carpe diem, quam minimum credula postero. Nos veremos em 2022.

 

  

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário