Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

CIVILIZAÇÃO GREGA

 


     O povo grego originou-se de vários outros, como: os frígios e os lídios, os persas, entre outros. Foram várias as influências, por exemplo, Cadmo, fundador de Tebas, cidade da Beócia, era filho de Agenor, antigo rei da Fenícia. Cadmo teve como filho Polidoro, que era pai de Lábdaco, a quem o sucedeu Laio, pai de Édipo. Uma das invenções mais importantes da Fenícia, o alfabeto, foi Cadmo que o importou para a Grécia. Ele personifica a influência do oriente na Ática. Para Nietzsche, Dioniso teria sido um deus oriental, de origem estrangeira, trazido tardiamente da região entre a Frígia e a Lídia, para a cultura grega. Do Egito, vieram as 50 filhas de Dánao, ele e suas filhas foram exilados daquele país, para a Grécia, com apoio de Atenas. Dánao se tornou rei de Argos. E, segundo a mitologia grega, Perseu é ancestral dos antigos imperadores da Pérsia; ficou famoso por ter decapitado a Medusa, e fundou a cidade de Micenas.

     Segundo estudos já realizados, em relação à formação de seu povo, a Grécia apresenta cinco período distintos: o primeiro, Período Pré-Homérico, que tem início no século XX até o século XII a.C., quando dá-se início aos primeiros povos que chegaram à região do Peloponeso. Os aqueus foram os primeiros, seguidos dos eólios, jônios e dórios. Esse período se deu sob forte influência, principalmente dos povos Micenas e Cretenses.

     O segundo, considerado como Período Homérico, tem início no século XII e término no século VIII a.C., iniciou com a conquista da região, pelos povos dóricos, tendo em vista que possuíam armas de ferro, que eram as mais resistentes naquele período. Aqui, os gregos já se organizavam em pequenas comunidades. O Período Homérico foi definido especialmente em função de que os épicos “A Ilíada” e “A Odisseia”, por ele escritos, serviram para estudos sobre o povo da época. O terceiro, Período Arcaico, ocorreu entre os séculos VIII e VI a.C. Aqueles grupos antes reunidos em pequenas comunidades começaram a fundar pequenas cidades-Estados. Atenas e Esparta se tornaram as cidades mais respeitadas da época.

     Após vários séculos que se passaram, e com o desenvolvimento dos três períodos anteriores, é que surge o Período Clássico, que se concentrou entre os séculos V e IV a.C. Apesar de ter sido um período bastante conturbado em relação aos conflitos armados internos, nesse pequeno período de duzentos anos, isto não invalidou que a civilização grega conquistasse seu apogeu, quando ascendeu em várias áreas como: pintura em vasos, escultura, arquitetura, filosofia, matemática, geometria, astronomia, política e na constituição do regime democrático, o que, consequentemente fez surgir a arte teatral. Com destaque para Pisístrato, que instituiu os festivais e os concursos entre os poetas trágicos, como também para Péricles, que aprimorou a democracia ateniense. Por sua vez, o Período Clássico foi sucedido pelo Período Helenístico.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário