Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

domingo, 20 de junho de 2021

IMAGEM & CIA

 


     Tudo aconteceu numa bucólica tarde em um piquenique no amplo gramado externo da Fortaleza de São José de Macapá, com vista para o maior rio do mundo... O rio Amazonas. Foi neste imponente cenário, que se encontraram, nada mais nada menos, do que oito pessoas que haviam se conhecido ao participarem de várias oficinas de artes cênicas da antiga Escola de Artes Cândido Portinari. É importante frisar aqui, o valor dessas oficinas de teatro ou artes cênicas, que são direcionadas para jovens iniciantes nessa modalidade da arte.

     É isto mesmo! A juventude precisa de espaços em cursos desse gênero. Cursos de iniciação ao teatro ou similares, são de grande valor para o desenvolvimento da arte em nosso Estado. Eles motivam, proporcionam e promovem a participação de jovens ávidos de se dedicarem à arte, e que num breve futuro seguirão seus caminhos e fundarão novos grupos artísticos ou associações culturais. E foi em função de muitos cursos como esses, que fomentaram uma infinidade de jovens a gostarem da arte.

     Exatamente naquela ocasião, no dia 26 de outubro de 2007, que sentados no gramado que entorna a Fortaleza, esse grupo de jovens decidiu fundar o “Grupo Imagem & Cia”, o qual, mais tarde se tornaria a “Associação Cultural Imagem & Cia”. Não fosse cursos como esses que existia na Escola Portinari, não teríamos hoje o Grupo Cênico que foi o pioneiro em trabalhar com estátuas vivas no Estado do Amapá. Na atualidade, não se pode falar em estátuas vivas, em nosso Estado, sem citar o Grupo Imagem & Cia, o pioneiro em estátuas vivas, em nosso Estado.

     Com total incentivo da professora Rosana Olívia, que naquela ocasião, era a diretora daquela escola de artes, oito alunos decidiram criar o “Imagem & Cia”, e se tornaram os fundadores e pioneiros na arte da estátua viva no Amapá. São eles: Cris Ferreira, Débora Bararuá, Mary Paes, Paulo Lima, Suany Silva, Alexandre Oliveira, Regina Kendell e Patrick dos Anjos.

     E o grupo foi muito rápido em suas atitudes, tanto é menos de um ano após a fundação do “Imagem & Cia”, o mesmo começou a se apresentar em igrejas, escolas públicas, além de desenvolver atividades artísticas diversificadas.  Seu primeiro grande espetáculo performático foi intitulado “Presépio Vivo”. Montagem que foi apresentada na Praça da Bandeira, no natal de 2008, com grande presença de público. Este é considerado o primeiro espetáculo performático com estátuas vivas do Estado do Amapá. Em 2009 o grupo se apresentou no Fórum Mundial em Belém do Pará, sendo aplaudido veementemente pelo público presente. O Imagem & Cia, tem como base os valores da cidadania, a responsabilidade artística e social, a igualdade e solidariedade, respeitando os valores éticos e sociais.

     O Grupo “Imagem & Cia” surgiu para contribuir com a sociedade amapaense e trazer novas perspectivas de descobertas das artes cênicas a partir do trabalho de montagens performáticas com estátuas vivas, já se apresentou em vários locais de Macapá, como Universidade Estadual do Amapá, Universidade Federal do Amapá, Praça da Bandeira, Teatro das Bacabeiras, ruas do centro da cidade, entre outros locais. Em sua maioria, seus componentes possuem curso superior, como é o caso de Débora Bararuá que atualmente está realizando curso de especialização em teatro na UNIFAP.  Este grupo merece total apoio dos órgãos de cultura do Estado do Amapá.

    

    

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário