Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 7 de junho de 2021

DANIEL DE ROCHA E TINA ARAÚJO


     Jovens baianos andarilhos com sede de dedicarem suas vidas ao teatro, seguiram em busca de um lugar tranquilo e, por ironia do destino, tendo como estrada fluvial o rio Amazonas, aportaram exatamente na cidade de Macapá... Quero dizer, ancoraram na cidade de Santana, mas, seguiram a autoestrada de asfalto e rumaram para Macapá, onde felizmente, fincaram suas raízes. Quero falar excepcionalmente desta vez, do famoso casal de artistas, Daniel de Rocha e Tina Araújo.    

          Daniel de Rocha como é conhecido no meio artístico, nasceu no ano de 1962 em Salvador – Bahia. É filho de Leonildo Alves da Silva e Crispina Rocha da Silva. Possui ensino médio completo. Sua formação artística começa ainda na Bahia onde participou de uma infinidade de cursos livres de teatro. Especializou-se na área participando de vários cursos técnicos em outros Estados da Federação como, Goiás, Rondônia e Amapá. Apesar de ser soteropolitano reside em nossa cidade há mais de trinta anos e por este fato, já se diz amapaense de coração.

     Foi na cidade de Macapá que Tina Araújo e Daniel de Rocha, concretizaram seus sonhos artísticos e profissionais. Juntamente com Daniel, ela é fundadora do Grupo Teatral Marco Zero e já montou mais de trinta espetáculos todos voltados para questões sociais. Alguns projetos concretizados pelo Grupo Marco Zero foram: “Projeto Teatro Vidama”; “Projeto Teatro e Vida”; “Teatro, Escola e Comunidade”; “Projeto Teatro Açaidéia”. Uma das peças mais importantes foi “Virgem do Ninho Real” aonde Tina representou uma Rainha. Em “Açaidéia” ela faz vários personagens como o mato e a rainha do mato. Outras montagens do Grupo Marco Zero são: “A Saúde Pública” e “Auto da Camisinha”.

     Em suas pesquisas artísticas perceberam que o Amapá era um dos Estados que mais ocorria o risco da pandemia da AIDS, e foi esse um dos principais temas que motivou a criar textos e montar espetáculos voltados para essa questão social. Principalmente doenças transmissíveis como AIDS; pandemia do covid 19, por exemplo, fazem parte do rol dos temas que vem utilizando ultimamente em suas montagens. Nessa linha de trabalho, já encenou vários espetáculos e participou de festivais. O trabalho de Daniel de Rocha e Tina Araújo, busca   realizar um teatro de cunho social, com o objetivo de discutir uma melhor qualidade de vida para o ser humano.

     Geralmente eles promovem eventos, peças, musicais, oficinas, entre outras atividades, que envolve grande parte das crianças e pessoas da comunidade do Bairro Perpétuo Socorro. Em função dessa luta e persistência e resistência, transformaram sua moradia num pequeno teatro, que se revela como o ponto culminante de suas ações e realizações artísticas. É um projeto que, a partir da arte, busca revelar os problemas sociais e mostrar as dificuldades enfrentadas pela população carente. Este é mais um projeto que merece total apoio dos órgãos de cultura.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário