Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

quinta-feira, 25 de abril de 2019

A ESTRELA E A RÃ



          A Estrela e a Rã, do professor Dr. Palhano, é uma obra literária dedicada às crianças, que traz boas mensagens sobre a relação entre os indivíduos.  Apresenta leitura simples, mas é recheada de imagens para colorir. E isto é interessante, porque a criança aprende se divertindo. A obra também traz no seu final, jogos de passa tempo. A primeira edição se deu no ano de 1997 e a segunda edição no ano de 1998. Renovada e atualizada, a novidade é que desta vez, a obra passa a considerar as crianças da nossa fronteira com uma tiragem bilíngue (Português-Francês).
     A professora Majo Queiroga que exerce suas funções na Escola Danielle Mitterand, escreveu o prefácio do livro e fala um pouco da referida obra: “Francolfilo, o autor preocupou-se em presentear o público falante de francês, bem como todos os estudantes da língua francesa, quando se preocupou em fazer a versão em francês deste livro, para os leitores do Estado do Amapá. Enquanto professora de francês, considero este livro um verdadeiro presente para todos do Estado do Amapá por várias razões, visto que a obra em questão possui um significado muito expressivo na literatura local, quando valoriza a língua da fronteira, ou seja, põe em evidência a língua do Departamento Além Mar (DDM) da Guyana Francesa.”
     O motivo central, da “Estrela e a Rã”, mostra-se de imediato no título e na ilustração. Os textos são breves e desenvolvidos por ilustrações dinâmicas que, sutilmente, discutem o desejo da comunicação com as pessoas e as coisas do mundo, como nos revela umas das frases do livro: “À noite a rã se dedicava a olhar a lua, o céu, os planetas e as estrelas."  Assim, a rã, aflita diante das relações pessoais e modificações de seu ambiente natural, personifica o fato de que a natureza precisa ser respeitada para que a vida se cumpra. ”
     O livro “A Estrela e a Rã” além de ser instigante, faz uso de uma linguagem ao mesmo tempo simples e acessível ao público a que se destina. Palhano narra a estória de uma rã que se apaixonou por uma estrela que estava em outra constelação muito distante, e que na dificuldade de conquistá-la, supera as adversidades ao buscar novas alternativas. De toda forma, sem perder as esperanças, ao vê-la refletida no lago em que morava, a rã definitivamente mergulha no lago em busca de um final feliz.
     A obra “A Estrela e a Rã” será lançada na próxima sexta-feira, dia 26, às 16 horas, dentro do evento “Café, Memórias e Pesquisa”, do Departamento de Pesquisa da UNIFAP, no auditório do Prédio Aranha, com a seguinte programação: palestra do Prof. Dr. Palhano sobre suas pesquisas dentro e fora da UNIFAP; lançamento do livro A Estrela e a Rã, e em seguida, lançamento do Boletim do DpQ online. “A Estrela e a Rã” é uma obra dedicada ao público infantil, mas com certeza o público adulto também se deliciará com a mensagem contida no livro. A obra tem tradução da professora Majo Queiroga, com ilustrações de Gesiel Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário