Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

quinta-feira, 18 de abril de 2019

PARABÉNS UMA CRUZ PARA JESUS


                                                        

     Estamos no início da semana santa e neste ano de 2019, o teatro amapaense tem muito a comemorar, principalmente pelos 40 anos de resistência do espetáculo “Uma Cruz para Jesus”, que tem à frente o ilustre e incansável diretor Amadeu Lobato. Para aqueles que acompanham essa trajetória, basta imaginar que são 40 anos de resistência em relação ao fazer teatral nas terras tucujus. Faça chuva, faça sol, com apoio ou sem apoio dos órgãos de cultura, Amadeu Lobato se transformou nessa grande escola de teatro ao ar livre, quando coloca em cena, todos os anos, mais de cem atores e atrizes concentrados num espetáculo de uma pouco mais de uma hora, na área externa da Fortaleza de São José de Macapá.
     É um espetáculo em que o público amapaense tem a oportunidade de assistir ao ar livre esse trabalho que demonstra a vitalidade e a persistência do teatro amapaense. “Uma Cruz para Jesus” já é sinônimo de seu mentor, Amadeu Lobato, e sua peça apresentada ao ar livre na área da Fortaleza de São José, também significa e se revela na principal escola de teatro do nosso Estado. Sim! Porque grande parte das pessoas que se dedicam hoje ao teatro amapaense, passaram pela escola do Amadeu Lobato.
     “ - Quem daqui já teve alguma experiência com teatro? ” Quando faço esta pergunta aos meus alunos calouros do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP, geralmente escuto a seguinte resposta: - Eu já tive experiência no espetáculo Uma Cruz para Jesus”, com Amadeu Lobato. Por isso, esse trabalho e essa dedicação do Amadeu Lobato, já é referência tanto na sociedade amapaense quanto dentro da academia.
         Durante todos esses anos acompanhamos de perto a obra do mestre Amadeu Lobato e foram muitas as vezes que seu trabalho foi montado com garra, coragem e decisão, sem nenhum apoio dos órgãos de cultura do Estado e Município. Presenciei espetáculo com os atores hiper-cansados, com a lateral da Fortaleza (seu espaço cênico) completamente tomado pela lama. Mas, o mais importante é que o público sempre esteve lá, literalmente de pé vendo a ficção e aplaudindo na realidade, os passos de Jesus Cristo.
     Amadeu é um caboclo atrevido e deveras teimoso, não fossem essas características, esse espetáculo já não mais existiria. Esperou décadas para sensibilizar os órgãos competentes, porque o público sempre foi fiel à sua peça.
     Após vários anos de apresentação em muito vem crescendo, cada ano com uma novidade, tanto no que diz respeito aos cenários como também à encenação. Sobre a encenação propriamente dita, em várias cenas do espetáculo utiliza-se da iluminação para melhor visualização do público. Como este espetáculo se apresenta todos os anos, a lateral da Fortaleza fica completamente lotada e tomada pelo público presente. Parabéns a Amadeu Lobato, grande mestre do teatro amapaense.
     Seguramente posso citar aqui algumas influências de “Uma Cruz para Jesus” nestes 40 anos de atividades ininterruptas. No entanto, é em função deste espetáculo que se disseminou vários outros grupos que passaram a apresentar seus espetáculos sobre a vida, paixão e morte de cristo. Bairros como: Perpétuo Socorro, Pacoval, Novo Horizonte, entre outros também fazem apresentação sobre a vida de Cristo. Em função de todo esse trabalho parabenizo o espetáculo “Uma Cruz para Jesus”, por sua resistência e persistência nesses últimos 40 anos de apresentação. Parabéns ao seu mentor, diretor, ator e dramaturgo, Amadeu Lobato, por essa grande e significativa escola de teatro ao ar livre, das terras tucujus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário