Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRES



     Ao visitar a página de Luiz Melo no facebook deparo-me com a seguinte informação: “Ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner sobrevoou Macapá e optou pelo que chama de ‘acupuntura urbana’. Ou seja, um trabalho ‘ponto a ponto’ pra ir aos poucos arrumando a cidade. Arquiteto com PhD em urbanismo, já está com projeto na prancheta avaliando por onde começa a espetar agulha”.
     Realmente não sei qual das instâncias que o convidou para realizar tal estudos sobre nossa cidade: a Prefeitura Municipal de Macapá ou o Estado do Amapá. Inclusive acredito que essa é uma boa intensão dos nossos gestores: reurbanizar e embelezar a cidade. Para isso se faz necessário decisão e atitude dos nossos governantes. Parabenizo-os peremptoriamente por tal decisão de buscar na prática concretizar tal projeto.
     Mas, o que muito me estranha é saber que aqui em nosso Estado há cidadãos capacitados tanto quanto o Sr. Jaime Lerner para realizar tal projeto e no entanto esses cidadãos passam despercebidos ou nossos governantes fazem que olham mas não pretendem ver tal realidade.
     Enfoco aqui a dedicação do Professor Doutor e Pós-Doutor José Alberto Tostes que vem há dezenas de anos se dedicando totalmente à causa urbana não só da cidade de Macapá, mas das cidades de todo o Estado. Isto implica dizer que aqui também temos profissionais capacitados para implementar as modificações necessárias para o embelezamento da cidade de Macapá.
     Professor Tostes como é conhecido, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1988); Mestrado em História da Arquitetura pelo Instituto Superior de Artes – Cuba (2000) e Doutorado em História e Teoria da Arquitetura também pelo Instituto Superior de Artes de Havana – Cuba (2003). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Amapá. Têm experiência na área da Arquitetura e Urbanismo, com ênfase da História da Arquitetura e vem atuando nos seguintes temas: Planejamento urbano regional; Desenvolvimento Regional; Planejamento, Amapá e Urbanismo. Possui Estágio de Pós-Doutorado concluído no Instituto de Estudos Urbanos Regionais da Universidade de Coimbra. Portanto também é Pós-Doutor.
     Quando enfoco essas questões, notadamente é para abrir um possível debate na sociedade amapaense, não me vem à mente, de forma nenhuma, querer usar da xenofobia, muito pelo contrário, para contribuir com nosso Estado qualquer ação será bem-vinda. Meu desejo aqui é apenas suscitar outros olhares para quem vem a mais de duas década se dedicando ao referido tema. E continuo a relatar apenas, penso eu, 20% do que vem realizando o nosso Professor Tostes ao longo desses anos. Eis suas linhas de pesquisas às quais vem realizando seu trabalho tendo como ponto de apoio a Universidade Federal do Amapá: a) Planejamento e Desenvolvimento Regional Urbano, onde estuda aspectos sobre a espacialidade urbano regional dos municípios do Estado do Amapá; b) Urbanismo na Amazônia, onde estuda a dimensão espacial urbanística nos núcleos urbanos dos municípios do Estado do Amapá com o objetivo de, através de pesquisas, propor soluções técnicas alternativas que sejam adequadas às novas perspectivas de desenvolvimento regional. Outra áreas de pesquisa do Professor Tostes são: Arte, Cultura e Sociedade; Arqueologias Artísticas; Arte e Cultura Latino-Americana: século XX; Arte e Cultura Latino Americana: período contemporâneo; História e pensamento artístico e contemporâneo na América Latina; História e pensamento artístico contemporâneo na América Latina; Estudos Urbanos sobre o Município de Macapá; tecnologias alternativas para habitações de baixo custo e Tecnologias alternativas para habitações médias.      Setores de atividades: Desenvolvimento Urbano; Planejamento e Gestão de Cidades; Política e Planejamento Habitacional; Assessoria ou Consultoria de Arquitetura ou Engenharia.
     Seus projetos estão todos ligados à área da Arquitetura, alguns deles: Pesquisa sobre Metodologia Participativa de Planejamento Urbano no Estado do Amapá: aplicação ao caso dos Municípios de Laranjal do Jari, Santana, Serra do Navio e Oiapoque, (2004);                         Corredor Transfronteiriço das Cidades entre o Amapá e a Guiana Francesa, (2011-2013); Evolução Urbana da Cidade de Macapá e Santana através do Planos Diretores, (2013); Transformações Urbanas na Faixa de Fronteira Setentrional do Porto de Santana a Caiena, (2013-2014); Projeto Amapá Urbano, (2013-2014) entre outros.
     Entre suas obras publicadas sobre o referido assunto, citaremos algumas: Planos Diretores no Estado do Amapá: uma contribuição para o desenvolvimento regional, 301 páginas, 2009; Transformações Urbanas das Pequenas Cidades Amazônicas (AP) na Faixa de Fronteira Setentrional, 582 páginas, 2011; Do Tijolo ao Concreto Bruto, 145 páginas, 2011; Além da Linha do Horizonte, 240 páginas, 2012, entre outros. Tem vários artigos científicos publicados em vários periódicos, todos eles enfocam a questão da arquitetura e urbanismo no Amapá. Todas a suas obras têm relação com a Arquitetura e Urbanismo.
     Além de tudo isso, Professor Tostes foi o mentor, fundador e o principal personagem na implantação do Curso de Arquitetura no Amapá. Foi Vice-Reitor da Universidade Federal do Amapá. Fundou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá, do qual foi Presidente.

     Não é que aqui no Amapá não tenha profissionais qualificados. É preciso darmos valor ao que aqui se constrói, principalmente no que diz respeito aos nossos profissionais que dedicam toda sua trajetória para construir melhor qualidade de vida para os amapaenses. Resta observar que em muitos casos o senso comum tem a tendência de nos explicar os fenômenos sociais. Neste caso utilizo o ditado popular que mais convém: santo de casa não faz milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário