Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PRÊMIO FUNARTE MYRIAM MUNIZ DE TEATRO




      Entre o período de 28 de outubro a 08 de novembro estive na cidade do Rio de Janeiro a convite da Fundação Nacional de Artes - FUNARTE para constituir a comissão de seleção do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012. Neste processo fui o único representante da região Norte.
     Esta é a terceira vez que sou convidado pela Funarte para participar como avaliador de seus prêmios. Em 2009 e 2010 participei da comissão de seleção do Prêmio Interações Estéticas em Pontos de Cultura e desta vez analisamos aproximadamente hum mil e seiscentos projetos de todo o território nacional juntamente com mais dez colegas de outros Estados da Federação.
     O Edital Myriam Muniz de Teatro/Funarte premiou 131 (cento e trinta e uma) iniciativas voltadas para a área do teatro em todo o Brasil. Contemplou projetos nas modalidades de Circulação, Montagem de Espetáculos e/ou Manutenção de Atividades Teatrais de grupos e Companhias.
     O objetivo do referido Edital é fomentar o desenvolvimento de atividades teatrais, incentivando criação e a circulação de espetáculos; além de contribuir para a manutenção de grupos e companhias. Os recursos para o desenvolvimento desta ação foram oriundos do Ministério da Cultura/Secretaria Executiva/Fundo Nacional da Cultura relacionado à Ação denominada Fomento e Promoção a Projetos em Arte e Cultura com aporte financeiro de 12.000.000,00 (doze milhões de reais).
     Para a região Norte na Categoria “A” foram 09 (nove) prêmios de 100.000,00 (cem mil reais) para circulação de espetáculos e na Categoria “B” 04 (quatro) prêmios de 50.000,00 (cinquenta mil reais) para Montagem de Espetáculos e/ou Manutenção de Atividades Teatrais de Grupos e Companhias.
     A Comissão de seleção seguiu os critérios exigidos no próprio Edital, sendo: a) excelência artística do projeto; b) qualificação dos profissionais envolvidos; c) viabilidade prática do projeto; d) planejamento/cronograma de execução do projeto; e) estratégia de comunicação, divulgação e formação de público; f) conformidade com os objetivos do edital; e g) relevância cultural do projeto.
    O Amapá conquistou um dos prêmios, com suporte para a montagem de “Um Véu para Dagmar”. Pesquisa que está sendo realizada por um grupo do Estado sobre o problema do escalpelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário