Estamos em pleno São João, festividade
tradicional no Brasil e principalmente na região nordeste. Festas joaninas ou
juninas? Joanina deriva de João e é em homenagem a ele que assim se fala:
festas joaninas. Junina deriva do mês de junho, visto que acontece nesse
período do ano. É a principal festividade do ano e a mais comemorada no
nordeste brasileiro.
Os pagãos comemoravam essa data em função
do solstício de inverno, no hemisfério Sul e solstício de verão no hemisfério
norte. Solstício que deriva do latim solstitium,
que significa “Sol parado”, antes de inverter sua trajetória de volta ao
hemisfério Sul. É bom lembrar que hoje, dia 21, é o dia do solstício, por
consequência, o hemisfério Norte terá o dia mais longo, e o hemisfério Sul terá
o dia mais longo do ano. Como a Europa
situa-se no hemisfério norte, e praticamente maior parte do ano perdura o frio,
os pagãos comemoravam a chegada do “Deus Sol Invictus”, ou seja, o sol
invencível que chegava abrindo o verão para abrilhantar e esquentar aquele
espaço geográfico.
O culto ao Sol invicto continuou a ser
base do paganismo oficial até a adesão do império romano ao cristianismo. Antes
da sua conversão, até o imperador Constantino I, tinha o Sol Invicto como a sua
cunhagem oficial. Quando aconteceu a ascensão do cristianismo, ficou decidido
que a referida data seria para comemorar o santo “São João”. Com isso, a
cultura europeia e de suas colônias, foi se adaptando gradativamente, como é o
caso no novo mundo e do nordeste do Brasil.
Mesmo sendo na atualidade uma dança popular, é
bom lembrar que a quadrilha que era muito difundida na França, foi inicialmente
dançada na corte francesa. Em seguida, no campo entre os agricultores e seus
familiares. Com a descoberta do novo mundo, os costumes e a cultura europeia
vieram juntos. Foi assim que se consagrou as quadrilhas mais antigas que
traziam muitas palavras francesas e que foram ao longo do tempo sendo
aportuguesadas aqui no Brasil.
Alavantú, vem do francês “en avant tous”
(todos para a frente); changê de damas e changê de cavalheiros, vem do verbo
“changer” que significa trocar, neste caso, trocar de damas e trocar de
cavalheiros. Anarriê, também é do françês “en arrière” (todos para trás);
Otrefuá, do francês “autre fois”, que significa outra vez.
O que não havia na quadrilha francesa e
que foi adaptado pelo povo brasileiro, foi a encenação do casamento matuto,
neste caso a quadrilha gira em torno desse casamento matuto na roça em que o
noivo é obrigado a casar pelo pai da noiva, que com uma espingarda apontada
para ele, o obriga definitivamente a aceitar o casamento.
As festas juninas são comemoradas no dia
13, em homenagem a Santo Antônio, quando na véspera se comemora o dia dos
namorados; o dia de São João, 24, é o dia mais comemorado, há fogueiras, queima
de fogos e impera a comida derivada do milho, inclusive porque é período de
colheita. Dia 29 comemora-se o São Pedro que também é muito lembrado nas
pequenas cidades do interior. Ótimo São João a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário