Atualmente lecionando a disciplina
“Pesquisa em Artes Cênicas” no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade
Federal do Amapá, que trata da construção do saber científico quando enfoca
estudos com perspectivas para elaboração do projeto de pesquisa, o qual será
concretizado no Trabalho de Conclusão de Curso. Em função disso enfocamos aqui
um pouco sobre a pesquisa participante.
Ao longo dos anos a elite vai
desenvolvendo e se distanciando do homem comum. A academia também mostra essa
dualidade quando o trabalho científico tradicional divide o mundo em dois lados
opostos: o lado popular, aqueles que são pesquisados em função do seu
conhecimento do senso comum, e o lado científico, técnico ou profissional
daqueles que produzem o conhecimento determinando seus usos pela maioria da
população.
Todavia, na pesquisa participante, ao que
tudo indica, pesquisadores e pesquisados são sujeitos de um mesmo trabalho
comum, embora que com situações diferentes. Dessa forma, entende-se que a
pesquisa participante pretende ser um instrumento a mais de reconquista
popular. Nesse tipo de pesquisa, há sim um envolvimento do cientista entre os
atores e a própria comunidade que está sendo investigada, mas ela determina um
compromisso que subordina o próprio projeto científico.
O acadêmico que decidir realizar uma
pesquisa participante terá que observar que; deverá informar-se sobre a
existência ou não de estudos já realizados em torno do objeto escolhido. Caso
alguma pesquisa já tenha sido feita, deverá ser imediatamente estudada e
discutida, para não correr o risco de repetir o estudo do pesquisador anterior.
Outra questão que deverá ser encaminhada é um estudo crítico do discurso
popular e um estudo dos diferentes níveis de percepção da realidade. Na etapa
final, deverá realizar a organização de um pré-programa, a ser elaborado a
partir das análises da realidade da comunidade.
Dramaturgos como Shakespeare tiveram
origem puramente popular, assim como a representação de suas tragédias e
comédias. Por outro lado, os filmes de Chaplin ou a música dos Beatles não
teriam sido possíveis se não estivessem enraizadas no mundo do homem comum.
A proposta principal da pesquisa
participante está no seu deslocamento proposital das universidades direto para
o campo de pesquisa, modificando assim, o próprio paradigma clássico, na medida
em que reduz as diferenças entre objeto e sujeito de estudo. Ela faz com que o
pesquisador faça um caminho inverso, indo de encontro ao que de mais simples e
importante há nas pequenas comunidades. A pesquisa participante nos leva a uma
troca direta de experiências e conhecimentos entre pesquisadores e pesquisados
de uma dada comunidade. Em toda pesquisa participativa deverá haver uma troca
mútua de conhecimentos dos problemas sócio econômico e culturais da comunidade
que está sendo pesquisada.
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