Quando se fala em teatro, a grande maioria
das pessoas, pensa logo em ator, atrizes, cinema e novelas de televisão. O
teatro não se resume apenas a esses fatores, em tempos passados foi o principal
lugar para a educação das crianças, dos jovens e dos adultos, e é por isso que
ele está na escola. Com o teatro se aprende a desenvolver-se a si próprio, no
teatro você vai realizar um auto trabalho, tendo em vista que vai reaprender a
andar, olhar, falar, gesticular, melhorar a dicção, saber falar em público,
deixar de ser introspectivo para ser expansivo.
Em relação ao teatro na sala de aula,
observamos que vários filósofos em diversas épocas da história, destacaram a
importância do ensino das artes na sala de aula através do jogo de expressão.
Para Montaine, “jogos de criança não são esportes e deveriam ser sua mais séria
ocupação”. Leibniz, apoiava o teatro na sala de aula com a condição que fosse
instrutivo”. Para Rousseau, cujo pensamento influenciou profundamente as teorias
de Fröebel, Pestalozzi, Montessori e Dewey, a primeira fase da educação da
criança deveria ser quase inteiramente baseada em jogos.
O teatro na escola, é aquele realizado no
âmbito da escola e dependendo do objetivo do professor, pode ser levado de
escola para escola. Portanto, não se faz necessário levar um grupo de alunos
para representar uma peça num palco de teatro, visto que isto implica uma série
de variáveis. Tendo como ponto de partida a faixa etária, e sabendo-se que boa
parte dos nossos alunos é leiga no que diz respeito à arte de representar,
temos que levar em consideração que, para a apresentação de algum trabalho no
palco propriamente dito, é necessário conhecer algumas técnicas como: domínio
de espaço; dicção e tom de voz compatível com o espaço interno do teatro;
ritmo; preparação física e mental; domínio da maquilagem; conhecer sobre
dramaturgia; iluminação; sonoplastia; expressão corporal, entre outras técnicas
com as quais nos deparamos ao encenar um espetáculo.
Ao levar para o palco de um teatro um
grupo que não domina tais técnicas, ao invés de motivar o referido grupo para
esta arte, o professor com sua atitude infantil e irresponsável poderá
desmotivar seus alunos, visto que triplica a responsabilidade expondo tal grupo
à crítica teatral em geral. De outra parte, ao levar seus alunos para outras
escolas, o professor estará orientando melhor seus afazeres, em função de que a
mensagem será bem recebida por partes dos outros colegas que, por sua vez,
possuem um nível de conhecimento que se iguala aos iniciantes atores. São
diversos os temas para dramatização: histórias tradicionais; mitos; fatos
acontecidos na comunidade, entre outros. Finalizamos afirmando que o teatro na
educação é muito amplo, sendo realizado em qualquer lugar, na sala de aula, na
escola, numa associação de bairro, numa rua, numa casa, no hall da biblioteca,
num tablado, auditório e até mesmo no próprio edifício teatral.
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