Em 1994, quando aqui cheguei para realizar prova de concurso público
para professor do Magistério Superior, trouxe comigo uma missão: a de implantar
o Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Amapá. Ao longo
das últimas três décadas muitos foram os eixos que nortearam a reflexão da
formação docente na área do teatro. Porém, atualmente o que centraliza os
entendimentos é a qualificação em nível de ensino superior que perpassa pela
emergente necessidade de ampliar a discussão acerca das reflexões e
possibilidades didáticas e pedagógicas que o espaço acadêmico provoca na
contemporaneidade e as circunstâncias e convergências reflexivas, sensorial e
estética que abriga a linguagem teatral, sobretudo na promoção e formação dos
sujeitos de modo geral.
Já em 02 de janeiro de
1995, após minha posse como professor efetivo da disciplina de Teatro, do
antigo Curso de Licenciatura em Educação Artística, minha primeira atitude foi
ministrar uma oficina de teatro de 40 horas para acadêmicos dos cursos de
Educação Artística e Letras, respectivamente. Nesse mesmo ano, comecei a
elaborar o primeiro Projeto Político Pedagógico do que seria o futuro Curso de
Teatro do Amapá. Em função da criação de uma comissão para implantação de novos
cursos, em 1996, protocolei o primeiro projeto de implantação do Curso de
Licenciatura em Teatro da UNIFAP. No entanto, naquela ocasião, não houve
reconhecimento daquela comissão para a implantação do referido curso.
O segundo projeto de implantação do Curso
de Teatro da UNIFAP, foi protocolado no ano de 2001, entretanto, mais uma vez,
também não houve prosseguimento do processo, muito menos, uma perspectiva de
aprovação do mesmo. Nove anos passados, ou seja, em 2010, fui convidado pelo
professor Dr. João Batista de Oliveira, que na época era o Diretor do
Departamento de Letras e Artes. Naquela ocasião, o Prof. João Batista, me
solicitou para retomar o projeto de implantação do Curso de Teatro. Resolvi, em
última instância, recuperar o projeto, iniciando o novo encaminhamento de
estudos das possibilidades para elaboração do novo Plano Político Pedagógico do
referido curso.
Algumas questões fundamentais me fizeram
continuar tal labor, tendo em vista que no turno da manhã havia várias salas
vazias naquele Departamento, levando-se em conta que, desta vez tivemos o total
apoio da administração da Universidade, cujo Reitor era o professor Dr. José
Carlos Tavares Carvalho, estando na Pró-Reitoria de Graduação a Profa. Dra.
Adelma das Neves Nunes Barros Mendes, cujos professores, foram personalidades
determinantes para o sucesso da implantação do curso. Outro fator
preponderante, foi a publicação, em 2013, da obra: Curso de Teatro no Amapá:
Concepções e Proposições para o Ensino Superior, de minha autoria. Fato é que distribui
exemplares em todas as instâncias da instituição.
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