Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

quarta-feira, 13 de março de 2024

PROFESSORA VERÔNICA É CIDADÃ AMAPAENSE

 

 

     Na última segunda-feira, dia 4 de março, a Professora aposentada Doutora Verônica Xavier Luna, da Universidade Federal do Amapá, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, o Título de Cidadã Amapaense, numa homenagem do Deputado Estadual Jory Oeiras. Desde muito jovem, Dra. Verônica se dedicou ao magistério, quando ainda não tinha habilitação específica para trabalhar como professora, mas apenas como diletante da arte de ensinar. Aos dezesseis anos já atuava no ensino primário, escala que foi aumentando à medida que foi adquirindo sua formação superior.

     Ao chegar à região Norte, na qualidade de professora concursada da Universidade Federal do Amapá e docente do Curso de História, sua vivência no Amapá foi despertando seu interesse pela cultura local, religiosidade e a formação social do seu povo. Ao se familiarizar com as comunidades afrodescendentes do Amapá, foi motivada por esse novo mundo, o que a levou ao compromisso acadêmico tendo como ponto de partida a sociedade amapaense. A partir de seus estudos, publicou em 2011, a obra intitulada “ESCRAVOS EM MACAPÁ”, que foi resultado da conclusão de seu Mestrado. 

     Com o passar dos anos, em suas pesquisas Dra. Verônica afirma ter-se debruçado sobre extensa literatura, partindo de autores locais e regionais. Além de entrar em contato com a historiografia local, à qual, revelou uma história mais política da região, ela também participou de vários encontros que debatiam essa temática. O estudo da professora aprofunda o alargamento da formação social dos trabalhadores africanos cativos na Vila de Macapá, tendo como perspectiva a formação social e histórica em suas diferentes dimensões, voltados para o debate acadêmico da história da Vila de Macapá.

     A professora passou a apreender práticas da cidade no início dos tempos republicanos, delimitadas por uma temporalidade também passada/presente. Sendo assim, realizou atividades em instituições públicas de Macapá: como exemplo: no cartório Jucá, no Tribunal Judiciário do Amapá (TJAP), Biblioteca Pública Elcy Lacerda, e ainda no arquivo da Cúria de Macapá. Essa atividade contou com a colaboração de alunos da especialização e da graduação em história da UNIFAP. Em 2020, publicou a obra “UM CAIS QUE ABRIGA HISTÓRIAS DE VIDA – Sociabilidades Conflituosas na Gentrificação da Cidade de Macapá (1943 a 1970).

     Como professora da Universidade Federal do Amapá, criou o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas – CEPAP; como também o Centro de Memória, Documentação Histórica e Arquivo – CEMEDHARQ/UNIFAP. Mesmo aposentada atua em prol do salvamento dos acervos documentais do Estado do Amapá, com intuito de garantir a preservação e guarda da memória e identidade histórica local. Salvou a Memória da Briosa Guarda Territorial e a transformou em livro, que teve como resultado a obra “MEMÓRIA DA BRIOSA GUARDA TERRITORIAL DO AMAPÁ”, livro que foi lançado no dia 21 de setembro de 2023. Atualmente continua investindo na guarda de memória de atores sociais locais. 

                                                                                    Prof. Dr. PALHANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário