Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

PALHAÇO JAMELÃO

 


     Em vários níveis como graduação, a partir do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC; Mestrado, tendo como ponto de partida a Dissertação e doutoramento, como é de praxe, com a defesa da Tese, várias pesquisas científicas sobre artes cênicas do Amapá, vem sendo desenvolvidas e crescendo paulatinamente, após a implantação do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP, que se deu em 12 de novembro do ano de 2014. Ainda no Curso de Educação Artística e Artes Visuais, passei a orientar alguns trabalhos, como por exemplo um sobre a peça Bar Caboclo e outro sobre as Visualidades Cenográficas do espetáculo Uma Cruz para Jesus.

     Recentemente foi defendido um TCC sobre um famoso palhaço que rondava a cidade de Porto Grande em épocas passadas. Chamava-se Palhaço Jamelão, e era muito conhecido tanto na cidade de Porto Grande como nos arredores. Este trabalho de pesquisa vem contribuir ainda mais com o objetivo de transformar em documentos e deixar esse legado na memória do povo amapaense. Intitulado: História do Teatro Amapaense: Construindo a Memória do Palhaço Jamelão, sob minha orientação, foi realizado pelo acadêmico do Curso de Teatro, Fábio Pereira dos Santos, que também fez teatro e palhaçaria naquela cidade. Este trabalho resgata a importância da arte em locais carentes de atividades artísticas e de lazer, e Porto Grande foi merecedora de ter o seu próprio palhaço. É um resgate importantíssimo para a história da cidade.

     Palhaço Jamelão era um personagem criado por Rudinaldo Coutinho Vasconcelos, natural de Macapá, sendo que seus pais migraram do Pará e se instalaram nesta cidade Tucuju. Em Porto Grande, onde morou a maior parte de sua vida, também era conhecido como “Barriga”, denominação dada por seus parentes e amigos. Esse apelido carinhoso surgiu em função de que Rudinaldo, vivia entre dois extremos, ele tinha a facilidade de engordar, como também de ficar magro. Mas corria o boato de que quando ele estava solteiro sempre ficava magro e quando casava, se tornava gordo. Em suas andanças ele morou em Macapá, Santana e terminou se instalando definitivamente em Porto Grande.

     Fazia turnê por toda a região, até no Cupixi chegou a se apresentar, além de vários garimpos do interior do Estado. Rudinaldo Vasconcelos, marcou o seu tempo na cidade de Porto Grande, e de muitos moradores que o viram representar seu querido palhaço Jamelão. No seu tempo, ele era o principal animador das crianças, dos jovens, dos adultos e dos idosos que presenciaram suas apresentações. Em todos os eventos da cidade ele estava presente, com seu famoso palhaço. Como morou muito tempo nas cercanias do balneário da cidade, ele era tido como o herói guardião do balneário de Porto Grande.

     Em relação às suas características, Palhaço Jamelão usava calça bem apertada, de uma cor e a camisa com cores distintas, sempre muito bem colorido, e se apresentava geralmente com um barrigão, e como todo palhaço, com maquiagem que ampliasse olhos e nariz e boca, que geralmente era vermelha. Para completar seu figurino, usava um sapato com a parte frontal comprida para dar destaque, com uma bola na parte da frente do sapato. Além da minha presença como orientador, participaram da banca avaliativa os seguintes professores: Dr. Frederico de Carvalho Ferreira (Curso de Teatro) e Dra. Silvia Carla Marques Costa, (Curso de Artes Visuais). Que prossigam as pesquisas sobre teatro do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário