No teatro grego aristotélico,
principalmente no primeiro gênero teatral, que é a tragédia, desenvolvida na
sua mais alta concepção, pelos tragediógrafos, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes;
nela havia uma intrínseca relação entre o homem e os deuses. Tudo era resolvido
no final da encenação, quando os deuses desciam por máquinas montadas no
próprio teatro. Surgiam como se fossem dos céus! E o mais interessante...! Toda
a trama era resolvida pelos deuses, no desenlace da peça, que desciam dos céus
à terra, para resolver os problemas dos homens, dos mortais.
Esse tipo de teatro, conhecido como teatro
dramático e, também como teatro aristotélico, perdurou por vários séculos, mas
no renascimento esse caminho tomará novos rumos, principalmente com o
surgimento de um novo dramaturgo, desta vez chamado Shakespeare. Um dos
principais fatores desse autor é que em suas peças, os deuses ficaram de fora,
e os problemas passaram a ser resolvidos pelos próprios homens aqui na
terra.
Ele também colocou em cena a burguesia
elizabetana com seus problemas psicológicos, políticos, econômicos e culturais.
É o renascimento das cidades, como também o renascimento do teatro, quando ele
se tornou um dos mais importantes dramaturgos da Europa. Isto aconteceu especificamente
na Inglaterra. Sob o período Elizabetano, viveu Shakespeare de 1564 a
1616. A Inglaterra encontrava-se num
período de crescimento econômico muito promissor. A rainha Elizabeth havia
conquistado a hegemonia da sociedade inglesa, que por sua vez, estava submersa
em suas contradições éticas, morais e sociais, dos seus valores burgueses.
Na pequena cidade de Stratford-on-Avon a
80 quilômetros de Londres, Shakespeare passou boa parte de sua vida, onde
estudou vários idiomas. Posteriormente, abandona a família e vai para a cidade
grande (no caso, Londres) onde, em poucos dias gasta suas economias nos bares e
teatros da cidade. Aliás, esse foi praticamente o grande universo de
Shakespeare: Stratford/Londres/Stratford.
Diante de um teatro (provavelmente o Globe
Theatre), durante as apresentações, sem mais poder assisti-las, para sua
sobrevivência, passa a guardar e cuidar dos cavalos do público que vinha
apreciar aos espetáculos. Acontece que depois de certo período passa a
trabalhar nesse mesmo teatro. Inicialmente como tradutor de textos (trabalho
que lhe deu suporte significante em sua futura obra, tendo em vista que à
medida que fazia as traduções, paralelamente ia compreendendo a carpintaria
teatral dos referidos textos).
Com seu crescente conhecimento, conseguiu
uma vaga como ator. Por ironia do destino, nesse mesmo teatro se tornaria
famoso ao montar seus próprios textos. No Globe Theatre, as peças de
Shakespeare foram encenadas a partir de 1599. Como dramaturgo, foi de encontro
a paradigmas como as unidades aristotélicas, criando tragédias que não seguiam
as unidades de tempo, lugar e ação. Trouxe para o palco uma nova estética, com questões
éticas e morais da sociedade inglesa da época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário