Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

TEATRO DO AMAPÁ EM ESTUDO

 

 

     Nesta última segunda-feira, 21 de fevereiro, participei como arguidor da Banca de Avaliação da Tese de Doutorado da Professora do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP, Juliana Souto Lemos. Seu nobre trabalho de pesquisa intitula-se “A Batalha Entre Mouros e Cristãos da Festa de São Tiago em Mazagão Velho – AP: Uma Experiência (Etno)dramatúrgica”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

      Juliana Lemos ingressou na UNIFAP a partir de concurso público; tomou posse em 8 de dezembro de 2015 e tornou-se uma das professoras do Curso de Licenciatura em Teatro, no qual, vem trabalhando efetivamente, com dedicação em sala de aula, pesquisa, extensão, entre outros afazeres da vida acadêmica. Quando há seis anos, ingressou na UNIFAP, já chegou mestranda e com objeto de investigação previamente definido, mas em face às conquistas profissionais e mudança geográfica, resolveu decididamente se envolver com a comunidade local, e mudar seu objeto e estudo.

     Ao se aproximar do povo tucuju, ela resolveu mudar seu objeto de estudo para “A Dramaturgia Escrita Por Mulheres em Macapá”, uma decisão extremamente difícil para quem vem já vinha trabalhando outro tema. Naquele momento, tive dúvidas, percebendo que no meio do caminho, ela havia mudado seu objeto de investigação. Dessa forma, o que se observa é que o resultado final foi muito proveitoso, tanto para ela, que conseguiu concluir seu Mestrado, com também para as artes cênicas do Amapá, como um todo.

     Profa. Juliana Lemos é uma pessoa muito decidida, dedicada e persistente nas suas atitudes cotidianas e principalmente, profissionais. Não demorou muito tempo e após a conclusão do seu Mestrado, resolveu partir em busca de um doutorado. Foi numa conversar informal que tive com ela, que lhe informei sobre o teatro do Amapá, quando citei a dramaturgia na representação dos Mouros e Cristãos em Mazagão Velho. Ela gostou da ideia, e redigiu o projeto para se candidatar ao seu futuro Doutoramento.

     Com muitas dificuldades, principalmente em função da pandemia da COVID19, Juliana conseguiu, nesta última semana, defender seu trabalho, que trata sobre a Festa de São Tiago, que vem sendo realizada anualmente na cidade de Mazagão Velho, aqui no Amapá. Com o objetivo de identificar a dramaturgia existente na encenação da “Batalha entre Mouros e Cristãos”, ela transitou pela etnocenologia, dramaturgia, etnodramaturgia, sociologia, cultura, antropologia e sociologia, entre outros termos. 

     O resultado de sua pesquisa é de fundamental importância para o prosseguimento dos estudos sobre o teatro do Amapá, do qual sou o pioneiro, visto que comecei a estudar sobre o referido assunto desde o ano de 1995, quando aqui cheguei. A banca de arguição da defesa da referida tese de doutorado, foi composta pela Profa. Dra. Elizabete Sanches Rocha, no caso, orientadora, (UNESP), e demais membros:  Profa. Dra. Alexandra Gouvêa Dumas, (UFBA); Prof. Dr. Marcos Antônio Alexandre, (UFMG); Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano, (UNIFAP); e Prof. Dr. Sérgio de Carvalho Santos, (USP).  Parabéns Profa. Dra. Juliana Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário