Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

COMPLEXO DO EQUADOR



     Por muitos anos, o entorno do marco zero do equador se tornou um dos principais pontos de encontro da sociedade amapaense, como também, de turistas que visitam nossa querida cidade. Naquele espaço urbano, em meio à linha do equador, o complexo do marco zero concentra três importantes monumentos: o Marco Zero do Equador; o Sambódromo, complementando-se com a Cidade do Samba e o Estádio Milton de Souza Corrêa, conhecido popularmente como Estádio Zerão.
     Todos sabem que megaeventos e grandes shows musicais sempre aconteceram no entorno do marco zero do equador. O sambódromo está ficando obsoleto em função de que já não mais acontece o desfile das escolas de samba no período de carnaval, como também não há mais confiabilidade da permanência de pessoas, naquele prédio, em função da falta de manutenção. Todos sabem que este ano, os desfiles de sete e treze de setembro voltaram a ser apresentados na Avenida FAB. 
     Além do desfile de escolas de samba, durante os 365 dias do ano aconteciam outros tantos eventos como o desfile das quadrilhas juninas; shows de cantores famosos, tanto amapaenses como músicos conhecidos em todo o Brasil. Ademais, os encontros religiosos que sempre escolhem aquela área urbana para louvarem ao senhor. Na Rua Ivaldo Veras também existe a Cidade do Samba que, por sua vez, também está abandonada e sem nenhuma serventia cultural.
     Muitas vezes com o desfile da comemoração do sete de setembro, a quantidade de pessoas era tão grande que a última escola ficava geralmente na frente do portão principal da Unifap, e realmente era um desfile bonito e grandioso. Nesses desfiles, eu sempre passeava de bicicleta observando a movimentação. Nesse trajeto, ouvia-se um imenso barulho dessas agremiações, visto que várias bandas ensaiavam ali mesmo, no asfalto, antes de entrarem em cena.
     No último final de semana aconteceu o equinócio, com grande movimentação naquela área, com desfiles de carros antigos, corridas de bicicletas, competição de carros, o que trouxe muitas pessoas para apreciar aquele evento. Junte-se a tudo isso o Estádio Zerão, querido por todos aqueles que são amantes do futebol. Tudo que se relacione ao futebol acontece no Estádio Zerão, que é o único estádio do Brasil onde uma equipe situa-se no hemisfério Norte e a outra no hemisfério Sul.
     Acontece, porém, que ali onde passa a linha do Equador, exatamente atrás do Estádio Zerão, está em fase de conclusão o Hospital Universitário. Presumo que todo esse complexo está perto do seu fim, em relação às atividades culturais propriamente ditas, visto que aquele perímetro urbano, futuramente exigirá da população certo silêncio, em função do Hospital Universitário, que será o maior hospital do Amapá. Acredito que a inauguração de um hospital com 300 leitos, naquele perímetro urbano, determina a crescente desativação de todos os prédios do entorno que se volta para a cultura amapaense. Tenho dito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário