Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O BARRACÃO DA PRELAZIA



     Se por um lado, a década de 1940 foi um período da chegada de muitos circos a Macapá, por outro, há referências principalmente sobre o Barracão da Prelazia que era um local com palco, pertencente à Igreja Católica, para comemorações e apresentações teatrais. Localizava-se na parte oeste da Igreja de São José, mais exatamente no formigueiro. Amiraldo Bezerra em seu livro “A Margem Esquerda do Amazonas”, publicado em 2008 relembra sua participação como ator quando subiu ao palco do Barracão da Prelazia, no referido período. Diz ele: “Tínhamos aula de catecismo, educação esportiva, de teatro como “o cordão do papagaio”, exibido durante muito tempo lá nos palcos do barracão, onde o Noventa e Um fazia o papel de Bôbo da Corte e o Palóca (plebeu) apaixonado pela princesa, ouvia calado quando o bôbo dizia: “a princesa com um príncipe já é muito sofredora, imaginem como rainha com esta bomba voadora”. E aí o Palóca explodia. Buuum!!! (era gordinho)”.
     O texto de “O Cordão do Papagaio” nos revela uma trama entre reis, rainhas, bobos, príncipes e princesas, mas se desconhece sua autoria. Muitas peças foram encenadas no Barracão da Prelazia, popularmente conhecido como Barracão dos Padres. Essas apresentações aconteciam em períodos comemorativos como: época junina, comemorações de final de ano, entre outras datas festivas.  A peça “Dona Baratinha” foi apresentada no referido Barracão. O noventa e um de quem fala BEZERRA era o Expedito Cunha Ferro que fazia teatro no barracão dos padres. Professor Guilherme Jarbas, em entrevista a este colunista em 2011, vivenciou esse período e nos contou que: “Os padres tinham o ano todo de encenação de peças, e era através dessas peças que a igreja conseguia reunir a juventude daquela época. Era uma formação a partir do teatro. Havia uma disputa muito grande por parte daqueles que viviam junto à Prelazia para participar das peças teatrais que lá eram apresentadas.”
     No Barracão da Prelazia também foi encenada a peça “O Cordão do Uirapurú”. Amiraldo Bezerra foi ator e se apresentou nesse palco. Mantém-se nessa década, a persistente presença do sexo feminino, desta vez com a dramaturga Aracy de Mont’Alverne. Embora não tenhamos localizado, ela escreveu várias peças infantis para teatro. No ano de 2017, participei na cidade de Belo Horizonte, como arguidor da Banca de Defesa da Dissertação da professora Juliana Lemos, docente do Curso de Teatro da UNIFAP, na qual, a mesma faz um estudo minucioso sobre as mulheres dramaturgas no Amapá. O Barracão da Prelazia encerrou suas atividades quando da inauguração do Cine Teatro João XXIII que também pertencia à Paróquia de Macapá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário