Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

domingo, 6 de maio de 2018

NOSSA MACAPÁ



     Fui convidado para ministrar uma palestra na Universidade de Framingham – Estado de Massachusetts – EUA  e em novembro passado participei da Feira Cultural e Científica Brasil Estados Unidos, na qual falei sobre a cultura amapaense e o que de melhor há no Amapá. Produzi um vídeo de 6 minutos com belas imagens do Amapá. Parte do texto que serviu de base para o vídeo, vai a seguir:  
     A Fortaleza de São José de Macapá, fundada em 1758, é uma das principais edificações militares existentes no Brasil e um dos mais importantes monumentos do século XVIII. Erguida com o propósito de defender a Amazônia, em especial diante da perspectiva de uma invasão francesa (os franceses já haviam ocupado o território da Guiana), ocupa uma extensa área na margem esquerda da foz do rio Amazonas, na capital do Amapá. O marco arquitetônico e histórico é hoje um dos principais pontos turísticos de Macapá. Na Amazônia tudo acontece conforme a maré, e é exatamente na maré vazante que acontecem os campeonatos, conhecidos popularmente como futelama, muito apreciados pelos aficionados pelo futebol.
     O Marco Zero é um monumento localizado na cidade de Macapá para marcar a passagem exata do sol sobre a Linha do Equador. É constituído de uma edificação de 30 metros de altura dotada de um círculo na parte superior, através do qual é possível visualizar o Equinócio aos menos duas vezes ao ano. Entre 20 e 21 de março e também entre 22 e 23 de setembro. Nesse dia, o sol alinha-se perfeitamente no círculo do monumento e projeta um raio de luz sobre a linha imaginária do Equador. Tornou-se um dos mais importantes pontos turísticos da capital do meio do mundo.
     A cidade de Macapá possui vários outros pontos turísticos como o sambódromo, o trapiche Eliézer Levi e o balneário do Curiaú que é muito frequentado, principalmente no período do verão. Possui ainda a praia de fazendinha, lugar de muitos banhistas. A cidade tem o privilégio de situar-se à margem esquerda do rio Amazonas, um dos rios mais extensos do mundo, com 6.992,06 km de comprimento, contando com mais de mil afluentes. Sendo que alguns deles, como o Madeira, o Negro e o Japurá, estão entre os 10 maiores rios do planeta.
     Nossa cidade conta ainda com o “Museu Sacaca” (museu a céu aberto), que é uma instituição científica, subordinada ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), órgão público responsável por fomentar e divulgar a produção científica e tecnológica local. Inaugurado em 1997, o museu tem por objetivo promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, abrangendo o saber científico e o saber popular dos povos amazônicos.
     Uma das expressões mais importantes que também é símbolo da cultura amapaense é a da dança do Marabaixo. É considerada uma tradição popular e secular. É uma dança de origem africana, provavelmente trazida pelos negros que chegaram ao Estado do Amapá no século XVIII. Em louvor ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade, essa manifestação se destaca pela união de canto, dança, música, gastronomia e fé. Estende-se ao longo de 61 dias, entre o sábado de aleluia e o domingo pós Corpus Christi. A festa atrai, todos os anos, milhares de pessoas para os bairros do Laguinho e Favela.
     Macapá, a capital do meio do mundo vos espera de braços abertos. Muito obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário