Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

terça-feira, 1 de maio de 2018

MUITO OBRIGADO, MACAPÁ



     No último dia 20 de abril (sexta feira) recebi o título honorífico de Cidadão Macapaense das mãos do Vereador Marcelo Dias, na Câmara Municipal de Macapá. Esta cerimônia em muito me honra em função de todo o meu trabalho em prol da cidade de Macapá e do Estado do Amapá. Aqui cheguei em 1994, para realizar concurso público para a recém-implantada Universidade Federal do Amapá. Aprovado em primeiro lugar no referido concurso, retornei no dia 02 de janeiro de 1995 para assumir a função de professor desta instituição. Portanto há 23 anos que venho me dedicando a este rincão.
     Quando aqui aportei, já vim com a intenção de implantar o Curso de Licenciatura em Teatro. O primeiro momento referente a este objetivo foi o fato de ter ministrado ainda em 1995 a primeira oficina de teatro da UNIFAP. Tenho a honra de ter ministrado aula para a turma pioneira do antigo curso de Educação Artística. Nesse período, também assumi a Coordenação do referido Curso. Portanto, desde 1995 que estou na Universidade Federal do Amapá, e atualmente sou Professor Associado IV. Ainda em 1995 ministrei a primeira oficina de teatro da UNIFAP.
     Já em 1996 encaminhei o primeiro projeto para implantação do Curso de Licenciatura em Teatro, como também dei início ao projeto de extensão com “Curso de Teatro de Bonecos para Capacitação de Professores”. Em função desse trabalho ministrei dez cursos para dez comunidades diferentes, capacitando um total de 300 professores e percorrendo um total de quase quatro mil quilômetros, no Estado do Amapá. O referido projeto iniciado em 1996 se estendeu até o ano de 1998 a pedido de alguns municípios. Essa experiência resultou na publicação da obra: “Teatro de Bonecos: Uma Alternativa para o Ensino Fundamental na Amazônia” que foi lançada em 2001.
     Em 1997 publiquei a livro “A Estrela e a Rã”, hoje considerado a primeira obra de literatura infantil do Amapá. Nesse mesmo ano escrevi artigo para o Jornal do Dia e assumi o Departamento de Pesquisa. Em 1998 aconteceu o lançamento da segunda edição de “A Estrela e a Rã”; e continuei a escrever artigos na “Coluna Inteligente” do Jornal do Dia. Em 1999 iniciei meu curso de doutoramento. Em 2001 lancei a obra infantil “Brincando com Linhas”. Ainda neste ano encaminhei o segundo projeto para implantação do Curso de Licenciatura em Teatro. Escrevi para o Jornal Diário do Amapá, como também para o Jornal O Liberal/Macapá. Fiz parte da Comissão Julgadora do Festival de Teatro do Amapá.
     Em 2004 conclui o Curso de Doutoramento e retornei para continuar no Amapá, sendo fiel à querida terra que me adotou profissionalmente. Nesse ano, passei a escrever para o Jornal A Gazeta - Suplemento Cenários. Coordenei o Polo Universitário do Amapá, na cidade de Amapá. Fui um dos primeiros professores que entrou em contato com prefeitos para a implantação de campus no interior do Estado. Assumi a Pró-Reitoria de Graduação. Em 2006 fui homenageado “Os Melhores de 2005”, pelo Governo do Amapá. Extingue-se o Curso de Educação Artística e passei a lecionar no Curso de Artes Visuais. Em 2009 sigo para realizar curso de Pós-Doutorado e retorno mais uma vez à Macapá para continuar desenvolvendo meus afazeres profissionais e acadêmicos.
     Continuo publicando livros como: “Entre Parénthesis” – 2010; “Artes Cênicas no Amapá” – 2011, sendo esta a primeira obra que aborda sobre artes cênicas Amapá; “A Ovelha Malhada” – 2011; “O Pato e o Lago” e “Entre Pai & Filhos - 2012; “Pablito e a Libélula”, “Arque com Arte: cultura, arte e educação no Amapá”, “Teatro no Amapá: Artistas e Seu Tempo,” “A China é Aqui” e “Curso de Teatro no Amapá: Concepções e Proposições para o Ensino Superior” em 2013; “Entre Irmãos”, “Aventuras Poéticas”, em 2014 e “Dramaturgia Amapaense” em 2015.
     No ano de 2010, retorno à insistência da implantação do Curso de Licenciatura em Teatro e retomo a escrita de um novo Plano Político Pedagógico para o Curso. Finalmente, em 12 de novembro de 2013 o Projeto do Curso de Licenciatura em Teatro á aprovado pelo Conselho Universitário da UNIFAP. A partir desse momento, assumi a Coordenação do Curso de Teatro para programar os encaminhamentos necessários concernentes à implantação física do curso, como locais de funcionamento da Coordenação e salas de aula, etc. Sinto-me honrado em saber que neste ano de 2018, no dia 18 de abril houve a coleção de grau da primeira turma do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIFAP. Nesta oportunidade o Curso de Teatro coloca à disposição da sociedade amapaense e do mercado de trabalho a primeira turma Licenciada em Teatro do Estado do Amapá.
     Este é um breve resumo da minha dedicação à cidade de Macapá e ao Estado do Amapá. Aqui cheguei, aqui fiquei, amo esta cidade. Há vinte e três anos que meu compromisso profissional é com o Estado do Amapá. Por isso, agradeço com o coração pleno de alegria e satisfação por ter aportado no Cabo Norte. Muito obrigado, Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário