Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 28 de maio de 2018

ELEIÇÃO NA UNIFAP



     No ano de 1995, quando aqui cheguei para assumir a função de professor do antigo Curso de Educação Artística da Universidade Federal do Amapá, me deparei com uma universidade completamente embrionária com apenas 9 cursos de graduação, 60 professores, (entre efetivos e cedidos do quadro do Ex-território) e aproximadamente 2.500 alunos. Naquela época, tudo estava praticamente começando.
     Era a época do reitorado de Antonio Gomes de Oliveira. Antes dele, assumiram a reitoria: Professora Maria Alves, (que foi a primeira reitora), e Professora Laíses do Amparo Braga. Todos eles assumiram como Pró-Tempore. Nesse momento histórico e embrionário da UNIFAP, era inviável se pensar em eleição. Um período que poderíamos definir como o de “Procura-se um Reitor para as UNIFAP”, visto que praticamente não havia quem quisesse assumir uma instituição que estava em seu início.
     Assim se deu nos anos seguintes com outros professores que passaram a assumir os encargos da Universidade Federal do Amapá. Ainda Pró-tempore, em outubro de 1997 assume a reitoria da UNIFAP o Professor João Renôr Ferreira de Carvalho, quando criou a fundação da Unifap – Fundap e iniciou os trabalhos de informatização com a construção do prédio do Núcleo de Informática. Entre 1997 a 1999 começa a sair os primeiros professores para realizar pós-doutorado: eu sigo para Havana – Cuba; Professor Ricardo Ângelo para a Espanha; Professor José Maria para Brasília e Professor José Alberto Tostes também para Havana – Cuba.
    Proveniente da Delegacia do MEC, Professor Paulo Fernandes Batista Guerra, assume em 1999, como último Reitor Pró-Tempore da nossa instituição. Período muito difícil da UNIFAP em que praticamente não havia funcionários. Na ocasião, Paulo Guerra trouxe todos os funcionários do MEC para assumirem suas atividades na UNIFAP (muitos ainda continuam prestando serviço à UNIFAP).
     Em função do crescente desenvolvimento da UNIFAP e ainda levando-se em consideração o momento histórico, esse período de professores pró-tempores encerra exatamente com a realização da primeira eleição direta para Reitor, que de fato aconteceu com a entrada do Professor João Brazão da Silva Neto, em junho de 2002.
     A segunda eleição direta para Reitor da UNIFAP se deu no ano de 2006, quando assumiu a Reitoria o Professor Doutor José Carlos Tavares, o qual foi reeleito no ano de 2010. No ano de 2014, também a partir de eleição direta para Reitor, assumiu a Professora Doutora Eliane Superti.
     Atualmente a UNIFAP está em processo de eleição para a Reitoria, sendo esta a quinta eleição direta para Reitor da Instituição. Neste momento se inscreveram quatro chapas: Chapa 10 -  Emerson Augusto Castilho Martins, tendo Rosivaldo Gomes como vice; Chapa 20 – Aldenor Benjamim dos Santos (reitor) e Benedito Rostan Costa Martins (vice); Chapa – 30 Júlio César Sá de Oliveira (reitor), e Simone de Almeida Delphim Leal (vice); Chapa – 40 – Piedade Lino Videira (reitora) e Lúcio André Viana Dias (vice). A eleição ocorrerá dia 06 de junho e que haja maciça participação da comunidade universitária nas urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário