Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 21 de maio de 2012

MANOEL BISPO




          Manoel Bispo Corrêa nasceu em Belém do Pará em 15 de fevereiro de 1945, filho de Paulo Roberto Corrêa e Maria Bispo Corrêa. Por uma necessidade de sua família chegou a Macapá ainda criança. Em Macapá estudou em vários colégios, entre eles: Alexandre Vaz Tavares; Azevedo Costa e Colégio Amapaense. Fez parte do coral da Escola Walkíria Lima. Escreveu e pintou suas primeiras obras já aos dezesseis anos de idade. Na ânsia de aprofundar seus estudos, conseguiu se matricular na Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro.
     É um artista plástico conhecido e reconhecido no Amapá. Além de se dedicar à pintura é poeta, professor, compositor, contista e escritor. Em 2006 lançou a obra de poesias intitulada “Intátil”. Em 2010 participou da “Coletânea de Poetas, Contistas e Cronistas do Meio do Mundo”. Apesar de ter migrado do Pará, há mais de sessenta anos reside no Amapá. Em função disso se considera cidadão amapaense e se dedica a esta terra.
     Quando ainda criança Manoel Bispo teve influências de vários setores, inicialmente foram as figuras coloridas que chamaram sua atenção. Em seguida vieram as imagens das capas de revistas como também gravuras de calendários. Ao longo de sua trajetória artística ele foi se envolvendo aos poucos com essas imagens. Passou também a observar e estudar diversas fotografias e quadros de artistas famosos. Toda essa experiência o envolveu para que voltasse seus olhares para a arte como artista plástico com temas voltados para a Amazônia com influências surrealistas.
     Como poeta busca aprimorar sua arte a cada passo. É um persistente pesquisador da palavra. Sobre o artista Manoel Bispo, Paulo Tarso afirma que: “seus poemas são escritos numa linguagem que primam pela objetividade e as imagens demonstram seu conhecimento da música e das artes plásticas”
     Acrescentem-se ainda os inumeráveis exercícios artísticos até chegar ao trabalho estético que conseguiu concretizar ao longo de sua carreira com uma vasta obra. Nosso artista, confessa que não enfrentou muitas dificuldades em trilhar na área das artes visuais, mas enfoca que em sua época não havia lojas especializadas na cidade de Macapá, observando que era necessário solicitá-las em outras cidades como, por exemplo, Belém do Pará. Para ele: “- Hoje existe vários revendedores dos mais diversificados fabricantes de tintas, pincéis, telas e solventes entre outros materiais”.      Seu trabalho mais significativo foi a tela “Espécie de Compulsão”. Do artista Manoel Bispo, uma frase para os iniciantes: “ – A eles apenas o estímulo que energiza a alma daqueles que escolhem a arte para viver”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário