Contatos

palhanojp@gmail.com - palhano@unifap.br

segunda-feira, 29 de abril de 2024

EU E O TEATRO

 

 

     A primeira vez que subi ao palco foi ainda no ensino fundamental em 1968 no Colégio Nossa Senhora do Carmo na cidade de Nova Cruz – RN. Mas foi a partir dos meus 14 anos que em 1975 realmente ingressei nessa área da arte, já na cidade de Itabaiana – PB; desde então não mais consegui parar. Tenho uma vida completamente dedicada ao teatro. De 1975 até 1998 foi uma constante a minha participação no palco como ator, encenador, iluminador e sonoplasta entre outras atividades que sugerem o teatro ao artista amador. Representei em dezenas de palcos por esse Brasil afora. Nesses 23 anos dedicados exclusivamente ao palco foi grande o aprendizado prático e teórico.

     Mas a teoria mesmo começou a se revelar na minha mente a partir de 1980 quando ingressei no Curso de Licenciatura em Educação Artística na Universidade Federal da Paraíba, ocasião em que realizei a habilitação em Artes Cênicas. Outro fator preponderante foi minha participação no Grupo de Teatro Suspensório Produções Artísticas; grupo que além de montar espetáculos, fomentava estudos sequenciais sobre: teoria, técnica, filosofia, e objetivos do teatro.

     Em 1992, com a finalização do Mestrado em Serviço Social consegui desenvolver uma pesquisa que relacionei o trabalho e o lazer, ao estudar um grupo de teatro numa comunidade de uma pequena cidade litorânea da Paraíba. Foi em função desse estudo que em 2009 publiquei a obra “A Saga de Altimar Pimentel e o Teatro Experimental de Cabedelo”. Nesse período eu ainda continuava no palco como ator.

     Em 1994, fui trabalhar no Núcleo Pedagógico da Universidade Federal do Pará, em Belém. Nessa fase, dirigi juntamente com o professor Carlos Cartaxo a revista teatral “Para Esse Barco Não Pará”, com alunos daquela instituição de ensino. Em detrimento de minha aprovação para cursar doutorado é que realmente fui consequentemente obrigado a deixar o palco em 1999, e me dedicar exclusivamente à teoria do teatro. Ainda tive a oportunidade de em 1998, apresentar no Teatro das Bacabeiras o espetáculo “Brasil Caboclo”, pesquisa por mim realizada sobre a obra do poeta Zé da Luz. Este mesmo espetáculo também foi apresentado no Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná em 1997 que aconteceu na cidade de Antonina – PR.

     Ao longo das décadas, meu crescimento como profissional da área do teatro, se deu a partir da soma desses fatores. Um profissional é o resultado de sua história de vida, não apenas de um curso de graduação da Universidade. Hoje, me dedico completamente a escrever sobre teatro. Inclusive há poucos autores no Brasil que se volta a este labor. Entre outras obras, em 2011 publiquei a primeira literatura sobre teatro no Amapá intitulada “Artes Cênicas no Amapá – Teoria, Textos e Palcos”. Em 2013 publiquei: “Teatro no Amapá – Artistas e Seu Tempo”; “Arque com Arte – Cultura, Arte e Educação no Amapá” e “Curso de Teatro no Amapá: Concepções e Proposições para o Ensino Superior”; “Dramaturgia Amapaense”, em 2015. Em 2021, “História do Teatro do Amapá – Do Século XVIII à Década de 1940”, e por último, em 2023, publiquei a obra “Genealogia do Teatro”.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário